Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

Todas cidades do Acre estão abaixo da média nacional de desenvolvimento sustentável, aponta relatório

Todos os 22 municípios do Acre estão abaixo da média nacional de desenvolvimento sustentável. Os dados são do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) do Brasil.

O IDSC é composto por indicadores que medem o progresso total das cidades – em uma escala de 0 a 100 – para alcançar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A média nacional de 5.570 mil cidades brasileiras é 46,8 pontos.
Todos municípios do AC estão abaixo da média nacional de desenvolvimento sustentável. Foto: Assis Lima/Arquivo pessoal

A cidade acreana que mais se aproxima da média nacional é Assis Brasil, que soma 44,42 pontos. Rio Branco (44,21) e Capixaba (43,33) completa o pódio das três mais sustentáveis do Acre. Sena Madureira (35,95), Acrelândia (37,58) e Feijó (37,80) são as piores no estado. 

Como funciona a pontuação 

São avaliadas as áreas como saúde, educação, renda, moradia, assistência social, igualdade de cor e gênero, acesso à água e ao esgotamento sanitário, energia, segurança pública, emissões entre outras. Divididos em ODS, é feita uma pontuação específica por objetivo e outra geral para os 17 compromissos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Os pontos são atribuídos entre 0 a 100 e podem ser interpretados como a porcentagem do desempenho ótimo. Ou seja, a diferença entre a pontuação de um município e 100 é a distância em pontos percentuais que ele precisa superar para atingir o desempenho ótimo. 

Assis Brasil, Acre — Foto: Asscom/Prefeitura

O que é o IDSC 

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades apresenta uma avaliação geral da distância para alcançar as metas e objetivos da Agenda 2030 nos 5.570 municípios do Brasil com base nos dados mais atualizados disponíveis nas fontes nacionais e oficiais.

O objetivo é orientar a ação política das prefeitura, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. 

*Por Kelton Pinho, do g1 Acre

Veja mais notícias sobre SustentabilidadeAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/