A iniciativa venceu a 1ª edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’, na categoria ‘Acesso à Água e Saneamento’.
O projeto de sustentabilidade ‘Água + Acesso’, da Coca-Cola Brasil apoiado pela Solar Coca-Cola, foi premiado na última, durante a COP 28, em Dubai. A iniciativa venceu a 1ª edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’, na categoria ‘Acesso à Água e Saneamento’.
A premiação foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento +Água – estratégia da Ambição 2030 para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.
O projeto tem como objetivo promover o acesso à água em comunidades rurais e de baixa renda, por meio de sistemas sustentáveis de tratamento e distribuição de água, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.
Somente no Amazonas, desde 2017, os projetos ligados ao acesso à água, em parceria com a Solar, beneficiaram mais de 4.800 pessoas. Em todo o Brasil, a Coca-Cola investe e contribui para ampliar o acesso e tratamento de água de forma sustentável em áreas rurais e isoladas do país.
Ao todo, 410 comunidades foram beneficiadas, registrando mais de 3 bilhões de litros de água tratados pelo programa, que já recebeu mais de R$ 30 milhões em aportes, em parceria com 17 organizações aliadas.
“A Solar se orgulha em poder contribuir com esse projeto. Mais do que uma missão corporativa, a empresa busca construir sua atuação como uma forma de influenciar positivamente o setor e o entorno na qual está inserida. Ficamos felizes e orgulhosos com esse reconhecimento, que é uma chancela que estamos no caminho correto para construir um futuro melhor”, destaca Renata Melo, diretora regional da Solar.
“A água é o principal elemento de nossas bebidas e eixo central de nossa estratégia e compromissos de sustentabilidade em todo o mundo. Em 2007, a Coca-Cola foi pioneira em anunciar globalmente o compromisso de devolver 100% da água que utilizamos em nossas fábricas para a natureza e sociedade. Essa meta já foi atingida em 2015 e, cada vez mais, ampliamos esta atuação para que ela aconteça em cada bacia, fábrica e localidade em que operamos. Receber estes prêmios mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para a Coca-Cola no Brasil e Cone Sul.
A escolha dos cases vencedores foi realizada por um Comitê Avaliador, formado por integrantes especialistas do time de Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil, parceiros e convidados. Foram observadas a adequação ao tema, a replicabilidade da ação/projeto (potencial da ação/projetos de ser replicada por outras organizações), inovação (originalidade, benefícios da inovação e impacto), a qualidade da apresentação do case de boa prática (objetividade, clareza e resultados).