Glocal em fotos: confira os melhores momentos deste sábado

Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.


Confira alguns dos momentos que movimentaram este sábado (26):

Carta para o futuro

Palco Glocal: Carta para o futuro

Palestrante: Francisco Veras – Ativista, Fundador da Guardianes Por La Vida, Educador ambiental

O painel abordou a Declaração Conjunta de Crianças e Adolescentes, destacando a importância da “Ecoesperança”. Foram discutidas as ações da Coalizão Ecohope, formada por diversas organizações de crianças da América e Europa, visando exigir o Direito a um Ambiente Saudável como um Direito Humano. Além disso, o palestrante abordou as reinvindicações das crianças e adolescentes para garantir seus direitos à cidadania, educação ambiental e políticas de adaptação às mudanças climáticas nos territórios. Também foi ressaltada a necessidade de maior representação e participação dos jovens em espaços de tomada de decisão para enfrentar a crise climática. 

Autoridades na Glocal Amazônia 

A abertura aconteceu neste sábado (26). O evento tem como objetivo debater assuntos importantes para o meio ambiente e sociedade, assim, autoridades de várias frentes prestigiaram a cerimônia inicial do evento. 

Entre eles estavam o Governador do Amazonas, Wilson Lima; o CEO do Grupo Rede Amazônica (GRAM), Phelippe Daou Jr.; a presidente do Conselho de Administração do GRAM, Cláudia Daou Paixão e Silva; a diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Mariane Cavalcante; a diretora executiva da FRAM, Marcya Lira, entre outros.

Palco Desafios e Soluções: Mulheres empreendedoras

Palestrantes: 
Luciana Nogueira Minev – Fundadora e CEO da Singulari Consultoria
Juliana Telles – Co-fundadora do Impact Hub Manaus
Fernanda Rodrigues – Especialista ESG Eneva

Estudo do Sebrae mostra que mais de 10 milhões de negócios são gerenciados por mulheres. Apesar das mudanças sociais em direção à igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam barreiras sociais, dupla jornada de trabalho e dificuldade em conseguir crédito. Nesse painel, vamos discutir desafios e soluções através da história de uma das 100 empreendedoras do Projeto Elas que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Workshop: ‘Criando com propósito’

Facilitação: Osiris / Fankeiros Cults 

Um workshop de criação de conteúdos para as redes sociais, especialmente Instagram e Tiktok que possam dialogar com as temáticas locais, com ênfase em questões mais críticas como saneamento básico, por exemplo. O objetivo é instrumentalizar os participantes com ferramentas de comunicação que aumentem a eficácia e alcance da mensagem das suas redes sociais.

Oficina: Confecção de Bonecos

Além de palestras inspiradoras, a Glocal Amazônia contou com a Oficina de Confecção de Bonecos a partir da reutilização de material a ser descartado. A aula reutilizou materiais como garrafas pet, papelão, caixas de papel, meias, retalhos, entre outros materiais. 

Palco Impacto: Como negócios de impacto contribuem para a floresta em pé

Palestrantes:
Fabiana – Sócia-diretora do Anavilhanas Jungle Lodge e do Villa Amazônia Hotelaria Ltda
Joanna Martins – CEO da Manioca
João Bernardo Casali – Líder LATAM da NATIVA e Conselheiro Sistema B Internacional
Fernanda Carvalho Stefani – Co-fundadora e diretora executiva

Um dos focos do Glocal Amazônia é a sustentabilidade. Em um dos painés do evento, o público pode entender mais como as empresas B certificadas e seus modelos de empresas de benefícios estão sendo apontadas como o quarto setor da economia. Os palestrantes mostraram uma nova genética empresarial e ouvir estórias de empresas B de sucesso em âmbito nacional e internacional. 

Palco Impacto: Desenvolvimento do interior

Palestrantes:

Marcio Lira – Relações Institucionais ENEVA
Paulino Grana – Prefeito de Silves
Maurício Magalhães – Diretor Comercial do Estaleiro Juruá

O desenvolvimento dos municípios da Amazônia é crucial para o progresso econômico, social e ambiental da região como um todo. Historicamente, os municípios da Amazônia enfrentam grandes disparidades sociais em comparação com outras regiões do Brasil. É preciso investir, entre outras coisas em infraestrutura, e acesso à internet de qualidade. Um desenvolvimento sustentável que consiga equilibrar as atividades humanas com a preservação dos ecossistemas.

Palco Glocal: Amazônia diversa de um Brasil justo

Palestrantes:
Adanilo – Ator
Sheila de Carvalho – Prof. e Defensora de Direitos Humanos |Presidenta do CONARE| Assessora Especial do Ministro da Justiça
Karina Penha – Bióloga, ambientalista, ativista pela justiça climática
Maial Paiakan Kaiapó
Vitória Pinheiro

Nove estados, 60% do território do país e trinta milhões de brasileiros na Amazônia. Destes, 2% indígenas e 98% entre quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e população urbana. É preciso lutar e garantir a qualidade de vida de todos e encontrar um caminho justo, socialmente e ecologicamente responsável para o equilíbrio entre preservação e desenvolvimento. 

Show de Luedji Luna

A cantora Luedji Luna realizou um show em Manaus neste sábado (26). A apresentação integra a programação musical do ‘Glocal Amazônia’.

Show Rap Amazônia

O Rap também marcou presença na programação da Glocal Amazônia com o ‘Rap Amazônia’. O evento contou com a participação de Rafa Militão, Karen Francis, Victor Xamã, Kurt Sutil e Cronista. 

Cuidar além do curar

Palco Glocal: Cuidar além do curar
Palestrantes:
Vanda Witoto – Palestrante Indígena
Jakeliny Bastazini – Presidente voluntária GACC – Grupo de apoio a criança e adolescente com cancer do Amazonas
Eugênio Scannavino – Fundador do projeto Saúde e Alegria
Vera Cordeiro – Doutora

Saúde não é somente a cura e tratamento de doenças. Saúde é um conjunto completo de bem estar mental, físico e social. Segundo a OMS, 1/3 da população mundial morre diariamente por doenças relacionadas à pobreza. Além de medicamentos e hospitais públicos de qualidade, há de se garantir condições dignas de vida para que essa população não adoeça. Em um país como o Brasil, com uma das maiores desigualdades sociais do mundo, o cuidado com a saúde deve anteceder a cura. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade