Glocal em fotos: confira os melhores momentos deste sábado

Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.


Confira alguns dos momentos que movimentaram este sábado (26):

Carta para o futuro

Palco Glocal: Carta para o futuro

Palestrante: Francisco Veras – Ativista, Fundador da Guardianes Por La Vida, Educador ambiental

O painel abordou a Declaração Conjunta de Crianças e Adolescentes, destacando a importância da “Ecoesperança”. Foram discutidas as ações da Coalizão Ecohope, formada por diversas organizações de crianças da América e Europa, visando exigir o Direito a um Ambiente Saudável como um Direito Humano. Além disso, o palestrante abordou as reinvindicações das crianças e adolescentes para garantir seus direitos à cidadania, educação ambiental e políticas de adaptação às mudanças climáticas nos territórios. Também foi ressaltada a necessidade de maior representação e participação dos jovens em espaços de tomada de decisão para enfrentar a crise climática. 

Autoridades na Glocal Amazônia 

A abertura aconteceu neste sábado (26). O evento tem como objetivo debater assuntos importantes para o meio ambiente e sociedade, assim, autoridades de várias frentes prestigiaram a cerimônia inicial do evento. 

Entre eles estavam o Governador do Amazonas, Wilson Lima; o CEO do Grupo Rede Amazônica (GRAM), Phelippe Daou Jr.; a presidente do Conselho de Administração do GRAM, Cláudia Daou Paixão e Silva; a diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Mariane Cavalcante; a diretora executiva da FRAM, Marcya Lira, entre outros.

Palco Desafios e Soluções: Mulheres empreendedoras

Palestrantes: 
Luciana Nogueira Minev – Fundadora e CEO da Singulari Consultoria
Juliana Telles – Co-fundadora do Impact Hub Manaus
Fernanda Rodrigues – Especialista ESG Eneva

Estudo do Sebrae mostra que mais de 10 milhões de negócios são gerenciados por mulheres. Apesar das mudanças sociais em direção à igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam barreiras sociais, dupla jornada de trabalho e dificuldade em conseguir crédito. Nesse painel, vamos discutir desafios e soluções através da história de uma das 100 empreendedoras do Projeto Elas que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Workshop: ‘Criando com propósito’

Facilitação: Osiris / Fankeiros Cults 

Um workshop de criação de conteúdos para as redes sociais, especialmente Instagram e Tiktok que possam dialogar com as temáticas locais, com ênfase em questões mais críticas como saneamento básico, por exemplo. O objetivo é instrumentalizar os participantes com ferramentas de comunicação que aumentem a eficácia e alcance da mensagem das suas redes sociais.

Oficina: Confecção de Bonecos

Além de palestras inspiradoras, a Glocal Amazônia contou com a Oficina de Confecção de Bonecos a partir da reutilização de material a ser descartado. A aula reutilizou materiais como garrafas pet, papelão, caixas de papel, meias, retalhos, entre outros materiais. 

Palco Impacto: Como negócios de impacto contribuem para a floresta em pé

Palestrantes:
Fabiana – Sócia-diretora do Anavilhanas Jungle Lodge e do Villa Amazônia Hotelaria Ltda
Joanna Martins – CEO da Manioca
João Bernardo Casali – Líder LATAM da NATIVA e Conselheiro Sistema B Internacional
Fernanda Carvalho Stefani – Co-fundadora e diretora executiva

Um dos focos do Glocal Amazônia é a sustentabilidade. Em um dos painés do evento, o público pode entender mais como as empresas B certificadas e seus modelos de empresas de benefícios estão sendo apontadas como o quarto setor da economia. Os palestrantes mostraram uma nova genética empresarial e ouvir estórias de empresas B de sucesso em âmbito nacional e internacional. 

Palco Impacto: Desenvolvimento do interior

Palestrantes:

Marcio Lira – Relações Institucionais ENEVA
Paulino Grana – Prefeito de Silves
Maurício Magalhães – Diretor Comercial do Estaleiro Juruá

O desenvolvimento dos municípios da Amazônia é crucial para o progresso econômico, social e ambiental da região como um todo. Historicamente, os municípios da Amazônia enfrentam grandes disparidades sociais em comparação com outras regiões do Brasil. É preciso investir, entre outras coisas em infraestrutura, e acesso à internet de qualidade. Um desenvolvimento sustentável que consiga equilibrar as atividades humanas com a preservação dos ecossistemas.

Palco Glocal: Amazônia diversa de um Brasil justo

Palestrantes:
Adanilo – Ator
Sheila de Carvalho – Prof. e Defensora de Direitos Humanos |Presidenta do CONARE| Assessora Especial do Ministro da Justiça
Karina Penha – Bióloga, ambientalista, ativista pela justiça climática
Maial Paiakan Kaiapó
Vitória Pinheiro

Nove estados, 60% do território do país e trinta milhões de brasileiros na Amazônia. Destes, 2% indígenas e 98% entre quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e população urbana. É preciso lutar e garantir a qualidade de vida de todos e encontrar um caminho justo, socialmente e ecologicamente responsável para o equilíbrio entre preservação e desenvolvimento. 

Show de Luedji Luna

A cantora Luedji Luna realizou um show em Manaus neste sábado (26). A apresentação integra a programação musical do ‘Glocal Amazônia’.

Show Rap Amazônia

O Rap também marcou presença na programação da Glocal Amazônia com o ‘Rap Amazônia’. O evento contou com a participação de Rafa Militão, Karen Francis, Victor Xamã, Kurt Sutil e Cronista. 

Cuidar além do curar

Palco Glocal: Cuidar além do curar
Palestrantes:
Vanda Witoto – Palestrante Indígena
Jakeliny Bastazini – Presidente voluntária GACC – Grupo de apoio a criança e adolescente com cancer do Amazonas
Eugênio Scannavino – Fundador do projeto Saúde e Alegria
Vera Cordeiro – Doutora

Saúde não é somente a cura e tratamento de doenças. Saúde é um conjunto completo de bem estar mental, físico e social. Segundo a OMS, 1/3 da população mundial morre diariamente por doenças relacionadas à pobreza. Além de medicamentos e hospitais públicos de qualidade, há de se garantir condições dignas de vida para que essa população não adoeça. Em um país como o Brasil, com uma das maiores desigualdades sociais do mundo, o cuidado com a saúde deve anteceder a cura. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Amapá Cacau’: cadeia produtiva beneficia 480 famílias de agricultores

Iniciativa visa impulsionar produção de cacau no Amapá, com foco em tecnologia e agroindústria.

Leia também

Publicidade