Economia da floresta em pé é tema de seminário na Amazônia

 

Discutir a economia da floresta em pé na Amazônia e dar visibilidade para iniciativas que promovem bons negócios e ao mesmo tempo conservam a floresta e geram valor compartilhado para as populações tradicionais e povos indígenas da região. Esse é o objetivo do Seminário Florestas de Valor, que será realizado em Alter do Chão, no Pará, no próximo dia 31 de outubro. 

 

O evento é gratuito e aberto ao público e para se inscrever basta acessar o link

 

Organizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e parceiros, através do Florestas de Valor, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o encontro reunirá representantes das comunidades locais, organizações públicas e privadas que atuam na Amazônia, pesquisadores e empresas para discutir caminhos possíveis para uma economia responsável e o desenvolvimento mais sustentável para a região.

 

Foto: Aloyana Lemos/Divulgação

“O Florestas de Valor mostra que é possível termos alternativas econômicas para comunidades tradicionais de produtores rurais e extrativistas que, usando técnicas de uso responsável dos recursos, conseguem conservar o ecossistema e gerar renda”, afirma Roberto Palmieri, Secretário Executivo Adjunto e gerente do Florestas de Valor. “Reunir outras organizações e empresas que também atuam na região é uma ótima oportunidade para troca de experiências e para mostrar às comunidades o resultado positivo desse trabalho.”

 

O seminário terá início com o painel “O valor da economia da Floresta em Pé”, no qual será apresentada a viabilidade de um modelo econômico que permite extrair maior valor dos produtos oferecidos pela conservação da floresta, no lugar da sua derrubada.  Maurício Voivodic (WWF Brasil), Ismael Nobre (UNICAMP/Projeto Amazônia 4.0), Caetano Scannavino (Projeto Saúde e Alegria), Renata Puchala (Become) e Adriana Ramos (ISA) participam do painel.

 

Na sequência, uma roda de conversa trará cases de boas práticas desse ecossistema, com a presença de Mauro Costa (Natura), Nina Braga (Osklen | Instituto-e), Valmir Ortega (Conexsus), Patrícia Gomes (Imaflora | Origens Brasil®) e algumas das empresas da rede Origens Brasil®:  Thiago Valença (Wickbold), Joana Martins (Manioca) e Renata Amaral (Grupo Pão de Açúcar).

 

O Florestas de Valor é um programa do Imaflora, que conta com parceria da Petrobras e recursos do Fundo Amazônia/BNDES para fomentar atividades agroextrativistas e agrícolas de base ecológica na Amazônia para consolidar áreas protegidas, conservando recursos naturais e valorizando as populações tradicionais e agricultores familiares. Atua nos territórios da Calha Norte do Rio Amazonas, e no município de São Félix do Xingu, no Pará. 

 

O programa também apoia a estruturação de cadeias de valor para os produtos, promovendo a conexão com empresas e facilitando seu acesso e inserção em mercados onde os atributos socioambientais são vistos como diferenciais. Os produtores envolvidos recebem apoio técnico para estruturar unidades de beneficiamento e aperfeiçoar a gestão dos negócios.

 

Serviço

 

Seminário Florestas de Valor: a economia da floresta em pé

Quando: 31/10/2019

Onde: Restaurante Tapiri do Saulo (ao lado do Imaflora, Lauro Sodré, 213, Alter do Chão – Santarém – PA).

 

 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade