Chamada seleciona 10 projetos para alimentação sustentável na Amazônia Legal

Com investimentos previstos de R$ 336 milhões, chamada pública tem inscrições abertas até 1° de abril.

Com investimentos previstos de R$ 336 milhões, chamada pública ‘Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável‘ é lançada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e BNDES, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos virão do Fundo Amazônia e a iniciativa irá selecionar 10 propostas em todos os Estados da Amazônia Legal.


O objetivo é fortalecer, de forma integrada, a capacidade de oferta de alimentos de base sustentável produzidos por agricultores familiares, incluindo Povos Indígenas, Quilombolas e demais Povos e Comunidades Tradicionais. Além disso, visa reforçar a demanda dessa produção para a alimentação escolar em redes públicas de ensino na Amazônia Legal.
Foto: Gabriel Lyon / MDS

A ação, além de melhorar a alimentação escolar de base sustentável e sócio biodiversa, promoverá a geração de renda, justiça social, segurança alimentar de crianças e jovens, melhoria da educação e conservação e uso sustentável da Amazônia Legal, com a preservação da biodiversidade da “floresta viva”.

Podem participar fundações de direito privado (incluídas as fundações de apoio), além de associações civis e cooperativas, constituídas e com sede no país, que tenham objeto social compatível com o do edital. 

As inscrições estão abertas até 1° de abril e podem ser feitas por meio do Portal do Cliente, conforme as instruções para cadastramento e envio de propostas disponíveis no Edital.

Oficina para edital

Para auxiliar as entidades proponentes na elaboração dos projetos, será realizada, em 29 de fevereiro, às 9h, a oficina da Chamada Pública ‘Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável’. 

O encontro ocorrerá de forma híbrida, com participação virtual, por meio de videoconferência, ou presencial, em Brasília (DF). Confira a programação:

9h – Abertura Boas-vindas e Contextualização

9h45 – Regras do Edital. Apresentação dos principais pontos do edital. Dúvidas e respostas

11h – Intervalo

11h15 – Submissão de propostas. Demonstração de como submeter uma proposta. Dúvidas e respostas

Faça sua inscrição para a oficina aqui.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade