
UCHUU KEIJI GAVAN 1982
Em 05 de março 1982 é lançado no Japão a série de tokusatsu Uchuu Keiji Gavan ou Policial do Espaço Gavan, um metal Hero, o primeiro do seu gênero, produzida pela Toei Company e exibida pela TV Asahi. Nove anos mais tarde em 04 de março de 1991, Gavan estreia na TV brasileira pela Rede Globo com o titulo Space Cop.
A série original o herói Gavan (Retsu Ichijouji) foi interpretado pelo ator Kenji Oba. Ele combate a organização criminosa Maku liderada pelo poderoso Don Horror que desbrava o espaço conquistando planetas. Retsu Ichijouji além de ser um ótimo lutador, tem auxilio bélico de seu Cruzador Dolgiran que pode se converter em um Dragão robô gigante. Além disso, Cyberian a moto que também pode voar; Gyabion, um tanque que faz batalhas aéreas, no interior de Gyabion havia Scooper um tanque menor, em formato de broca, com a função de viajar sob a terra; e, é claro, a vestimenta de combate: uma armadura prateada que materializa em seu corpo apenas com um comando de voz “Jouchaku” (vestimenta), uma pistola laser e um sabre de médio porte que se “energizava para uma Laser Blade (lamina laser).
O Policial do espaço no ano e série seguinte atuou como capitão de seu sucessor Sharivan. Em 1984. em um especial de TV com a recapitulação da franquia, usou a armadura de combate no último episódio para ajudar Sharivan na batalha final.
UCHUU KEIJI GAVAN – A Nova Geração

No ano de 2012 a franquia Metal Horoes fez 30 anos. Para comemorar, a Toei Company, no embalo do sucesso de Gokaiger, lançou Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Gavan – O filme. Kenji Oba com seus 56 anos de idade novamente incorporou o personagem para batalhar ao lado dos piratas espaciais.
No mesmo ano outro filme foi lançado com o título Uchuu Keiji Gavan – THE MOVIE. O super herói nipônico é apresentado como Geki, o novo Gavan (Gavan Type G), interpretado pelo ator Yuma Ishigaki e para a nostalgia dos fãs de tokusatsu, Kenji Oba e Yuma Ishigaki lutam lado a lado com o inimigos remanescentes da Organização Criminosa Maku. As vestimentas de combate são quase idênticas, o que diferencia são detalhes na armadura.
Este filme, até então, foi a última produção em que Kenji Oba atuou com o personagem utilizando seu traje de combate. Nos anos seguintes, Yuma Ishigaki, como Geki, assumiu de vez o manto de policial do espaço nos filmes Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji Super Hero Taisen Z, Uchu Keiji Sharivan Next Generation e Uchuu Keiji Shaider Next Generation. Também participou de dois episódios da série Tokumei Sentai Go Busters, onde mais uma vez aliado aos Go Busters eles enfrentam mais um monstro de Maku.
Gavan vs Dekaranger 2017

Em 2017, será aniversário de 35 anos de Gavan. Para celebrar a data, a Toei Company preparou um especial que será lançado direto para Home Video. Ele traz o tão esperado encontro dos super heróis da polícia espacial Uchuu Keiji Gavan vs. Tokusou Sentai Dekaranger. Os Dekaranger em 2014 tiveram um filme especial de 10 anos, já que a serie original foi lançada em 2004.
Tanto Gavan quanto Dekaranger tem uma temática muito parecida por se tratar de policiais espaciais. Já tivemos uma prévia desse encontro em 2012, no filme Gavan vs Gokaiger quando Retsu, ex-Gavan, estava perseguindo os Gokaiger para prende-los, então a Gokai-pink diz: “Não pode ser, O Inquérito conduzido pelos Dekaranger já estabeleceu que as acusações de pirataria contra nós eram uma armadilha dos Zangyack!”. Os Dekaranger tiveram participação na série do Esquadrão Pirata em 2011.
Há teorias de que Gavan e Dekarangers são da mesma polícia galáctica, o que deve ser confirmado no novo filme. No longa, o detetive espacial junto com o esquadrão de policiais Dekaranger enfrentam uma nova organização criminosa.

Simultaneamente, outro filme será lançados, o Girls In Trouble: Space Squad Episode Zero, um prólogo focado apenas nas personagens femininas de ambas das franquias.
Oficialmente apenas a série de 1982 foi lançada no Brasil, as outras produções não foram lançadas nem mesmo em sites de streaming. Mas os filmes podem ser encontrados em sites de downloads, com legendas em português, graças aos nobres fansubs brasileiros.