Vassourinha, a planta medicinal usada na Amazônia para realizar benzimentos e curar infecções

Ela é amplamente conhecida na medicina popular por suas propriedades terapêuticas, especialmente no controle da glicemia e no tratamento de infecções do sistema urinário.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

A planta de nome Scoparia dulcis L., popularmente conhecida como vassourinha, vassourinha-cheirosa, coerana-branca e por outros nomes regionais como corrente-roxa e tupeiçava, é uma planta de grande importância tanto na medicina popular quanto nas práticas culturais e espirituais na Amazônia.

Membro da família botânica Scrophulariaceae, essa planta nativa dos trópicos se adapta com facilidade a diferentes tipos de solo e pode ser encontrada em áreas ruderais, lavouras, capoeiras e campos abertos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com uma altura que varia de 0,5 a 1,0 metro, a vassourinha é uma planta que apresenta pequenas flores e frutos que se assemelham a bolinhas, o que confere a ela uma aparência delicada e até atraente.

Ela é amplamente conhecida na medicina popular por suas propriedades terapêuticas, especialmente no controle da glicemia e no tratamento de infecções do sistema urinário.

De acordo com o pesquisador Moacir Biondo, a planta se mostra eficaz no controle de glicemia alterada, podendo ser uma aliada importante no combate ao início da diabetes.

Saiba mais sobre a vassourinha

Chá

Em relação ao uso no controle da glicemia, Biondo recomenda a preparação de um chá da planta, utilizando 20 gramas por litro de água. A dosagem recomendada é de três copos do chá por dia, sendo um copo antes de cada refeição principal: café, almoço e jantar. O chá tem o efeito de auxiliar no equilíbrio da glicemia, sempre com a recomendação de que o paciente também adote uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos.

Além disso, a vassourinha é eficaz no tratamento de infecções urinárias, sendo especialmente útil para problemas relacionados aos rins, bexiga e uretra. Segundo Biondo, o chá da planta alivia a dor durante a micção e é recomendado seu consumo por 7 a 10 dias, utilizando as folhas, raízes e flores da planta. A ingestão do chá deve ser acompanhada de um aumento na ingestão de água e uma dieta equilibrada.

Leia também: Capim-santo: a planta medicinal que auxilia no tratamento de inflamações e possui propriedades anticancerígenas

Benzimentos

Além de seus benefícios para a saúde, a vassourinha também tem uma forte presença na cultura popular amazônica, especialmente entre aqueles que realizam práticas espirituais como rezas e benzimentos.

Em muitas comunidades, a planta é utilizada em rituais de proteção, principalmente para benzer crianças, simbolizando a purificação e a cura espiritual.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade