Variante do coronavírus detectada no Amazonas chega ao Pará

O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho na noite desta sexta-feira, (29).

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, anunciou na noite desta sexta-feira, (29), que a nova variante do coronavírus foi detectada em dois pacientes na cidade de Santarém, no Oeste do Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. Este é mais um caso que mostra a evolução do vírus que provocou a pandemia da covid-19. 

De acordo com a publicação feita através do Twitter, as duas pessoas infectadas é um homem de na faixa dos 58 anos e uma mulher com 26 anos de idade. Essa é a primeira vez que a nova variante é detectada no estado. Neste mês, Japão e Estados Unidos haviam detectado a nova cepa em pessoas que viajaram de Manaus para lá.

Reprodução/Twitter

Após a confirmação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou a necessidade de que a população continue mantendo o uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social para evitar o aumento de casos da doença.

No dia, (6),  de janeiro de 2021, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão identificou uma nova cepa variante do SARS-CoV-2 em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Amazonas em, (2) de janeiro de 2021. Os casos foram detectados no rastreio do aeroporto de Tóquio.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, essa variante tem as mesmas mutações relatadas no Reino Unido e na África do Sul.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde foram notificados até o momento, dois casos de reinfecção por nova variante do SARS-CoV-2, um no estado da Bahia e outro já confirmado no estado do Amazonas. Por esses motivos o Ministério da Saúde reforça aos estados, Distrito Federal e municípios o contínuo fortalecimento das atividades de controle da Covid-19, a ampliação do sequenciamento de rotina dos vírus SARS-CoV-2, a investigação de surtos e o rastreamento de contatos de todo caso de Covid-19.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Viajar de Rondônia para outro continente custa mais caro que ir para estados vizinhos

Levantamento feito com base na plataforma Google Flights mostra que valores de voos nacionais saindo de Rondônia saem mais caro que ir para outros países.

Leia também

Publicidade