Urtiga, a PANC que causa coceira, mas também proporciona benefícios para a saúde

Versátil, a planta também pode ser utilizada na fabricação de pães, nhoques, tempurá e pasta verde para recheio de massas, além de cerveja.

Se você se interessa pelo universo de ervas e plantas, provavelmente já deve ter ouvido falar na planta famosa por causar reações quando entra em contato com a pele, manifestada por coceira, ardor e vermelhidão. Essa planta é a urtiga. De nome científico Urtica dioica, a espécie pertence à família Urticaceae.

Além dessa característica marcante, ela é conhecida por ser uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. Em adição às características culinárias, a urtiga possui diversos benefícios para a saúde. 

Foto: Reprodução/Tua Saúde

Uso culinário 

De acordo com a obra ‘Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil’, do pesquisador Valdely Kinupp, a urtiga pode ser utilizada para o preparo de sopas, risotos, saladas, caldo verde e como complemento de outros pratos.

Por ser “urticante”, ou seja, causar coceira, é recomendado o uso de luvas ao manusear a planta e recomenda-se branqueá-la na água fervente.

Pode também ser utilizada na fabricação de pães, nhoques, tempurá e pasta verde para recheio de massas, além de cerveja.

Todas as partes da planta podem ser utilizadas, mas é mais comum achar produtos feitos apenas com a folha.

Para a saúde 

As partes da urtiga são composta de diversos elementos que podem ser benéficos ao ser humano devido ao seu potencial antioxidante, antiúlcera e antimicrobiano. Dentre as propriedades, destacam-se: sais minerais, ácidos orgânicos, vitamina A e C, serotonina e histamina.

Apesar de ser frequentemente utilizada para diabetes, possui outras ações que podem ser potencialmente positivas:

– Ação depurativa
– Ação antianêmica
– Ação remineralizante
– Ação anti-hemorrágica
– Ação diurética
– Ação hipotensora suave

Essas ações podem contribuir para o tratamento de reumatismo, artrite, rinite e dores musculares no geral. 

Alerta 

Apesar dos muitos benefícios, é necessário ficar atento para os efeitos colaterais. A urtiga é contraindicada para gestantes e pessoas com pressão baixa. Além disso, devido aos pelos das folhas possuírem fluido que contém histamina e acetilcolina, que causam a coceira, provocam dermatites.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade