Universidade de Manaus produz álcool em gel para combater o coronavírus

A instituição conta ainda com uma equipe de monitoramento da situação do vírus para garantir que todas as recomendações de saúde feitas pelos órgãos públicos

Para diminuir os riscos de transmissão do coronavírus (COVID-19) e proteger a saúde de alunos e colaboradores, técnicos da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (Uninorte) estão produzindo o próprio álcool em gel em laboratório. A iniciativa é de uma equipe de técnicos liderados pelo professor Geverson Façanha, do Laboratório de Farmacotécnica da Unidade 1, situada no bairro Centro.

“Decidimos começar a produção para ajudar nesse momento em que não encontramos álcool em gel em quantidade suficiente nas lojas”, explica o professor. “A produção é para consumo próprio, em quantidade suficiente para alunos e funcionários”, completa.

O álcool em gel será disponibilizado nas unidades para uso da comunidade acadêmica. O professor garante a eficácia do produto, que é fabricado em ambiente adequado por técnicos capacitados.

Foto: Divulgação

“A eficiência é igual a dos industrializados pois garantimos a concentração correta do álcool, que deve ser de 70%”, diz. Os outros materiais utilizados na composição são o carbopol e a trietanolamina, produtos químicos que devem ser manuseados por indivíduos que tenham conhecimento técnico e estejam familiarizados com o processo de produção.

Medidas de segurança

A disponibilização do álcool em gel nas unidades da Uninorte faz parte de uma série de cuidados que a instituição adotou para garantir a proteção de alunos e colaboradores contra o coronavírus. Orientações sobre a melhor forma de higienização e cuidados básicos de saúde estão disponíveis para a comunidade acadêmica em cartazes e em todos os canais oficiais da universidade.

A instituição conta ainda com uma equipe de monitoramento da situação do vírus para garantir que todas as recomendações de saúde feitas pelos órgãos públicos e de vigilância sejam seguidas.

Foto: Divulgação

Como usar álcool em gel corretamente

O uso do álcool em gel é um dos principais aliados no combate à disseminação do coronavírus. Ele funciona como uma alternativa à lavagem das mãos, quando não existe acesso à água e sabão. Mas as pessoas devem ficar atentas: o álcool em gel pode não funcionar se as mãos estiverem muito sujas ou oleosas.

Confira o jeito mais eficaz de usar o produto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC):

  • Retirar todos os acessórios (anéis, pulseiras e outras joias) das mãos;
  • Aplicar a quantidade recomendada no rótulo do produto na palma de uma mão;
  • Esfregar o produto até cobrir a superfície completa de ambas as mãos, incluindo os dedos, as pontas dos dedos e unhas
  • Esfregar até que o gel seque sobre a pele após alguns segundos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeira borracha feita com látex 100% da Amazônia é lançada no Brasil

De acordo com a Mercur, a iniciativa busca valorizar o trabalho de comunidades extrativistas e ampliar o portfólio de produtos com matérias-primas renováveis no setor educacional.

Leia também

Publicidade