Saúde bucal no campo: quase 1,5 mil crianças em Roraima recebem assistência odontológica

O programa faz parte das iniciativas de saúde preventiva e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Roraima, realizou em escolas da Zona Rural dos municípios de Boa Vista e Cantá, uma ação social que beneficiou centenas de crianças, filhas de produtores rurais, com palestras e práticas sobre higiene bucal.

As crianças que vivem em áreas rurais tem dificuldades em procurar assistência ou tratamentos dentários, devido as condições financeiras ou até mesmo a dificuldade em chegar até a cidade por conta das localizações geográficas. 

Foto: Reprodução / YouTube – Amazon Sat

Nas condições de saúde bucal, os grupos de crianças enfrentam diariamente diferentes causas que os levam a vulnerabilidade como doenças bucais, má alimentação ou até mesmo a higienização oral irregular. 

O projeto Saúde Bucal no Campo, segundo a equipe técnica do Senar Roraima, deu assistência a 1418  crianças. Contou com seis odontólogos e cerca de seis pessoas da equipe técnica do Senar. O programa faz parte das iniciativas de saúde preventiva e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

Foto: Reprodução / YouTube – Amazon Sat

Para a equipe técnica que estava a frente da ação, a falta de acesso a informação para maiores cuidados odontológicos, é uma das motivações para que esse projeto exista e colabore com a melhor qualidade de vida da população rural.

Foto: Reprodução / YouTube – Amazon Sat
Foto: Reprodução / YouTube – Amazon Sat

Entre as principias atividades realizadas com as crianças durante a Saúde Bucal no Campo, estão as palestras educativas sobre saúde bucal, anamnese (entrevista inicial que coleta informações sobre a criança ou adolescente, sendo fundamental para o planejamento de um tratamento ou avaliação psicológica) e aplicação de flúor.

Reprodução: YouTube / Amazon Sat

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade