Rio Branco sofre surto de conjuntivite; saiba sintomas e prevenção

Nos primeiros dias de 2018, os moradores de Rio Branco têm convivido com um surto de conjuntivite. Caracterizada como uma inflamação na membrana que reveste a parte frontal dos olhos e o interior das pálpebras, a conjuntivite é bastante incômoda por provocar vermelhidão nos olhos, coceira dolorida, os olhos ficam constantemente lacrimejando e há dificuldades para enxergar.

Os centros de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm registrado um aumento considerável de notificações da doença.

De acordo com o médico Renan Nunes, existem dois tipos de conjuntivite e os aspectos da doença são bem parecidos. O que ajuda a diferenciá-los são os sintomas. Na viral, além da vermelhidão e do inchaço, há a sensação de areia e um forte lacrimejamento. Leva até duas semanas para a recuperação, e o tratamento pode ser feito com compressas de água fria e colírios.

Foto: Reprodução/Shutterstock
No tipo bacteriano, a secreção e o inchaço são mais intensos. A vermelhidão nos olhos é comum, mas sem lacrimejamento frequente. Dura, em média, uma semana e o tratamento é à base de colírios e antibióticos

O profissional alerta ainda sobre os perigos da automedicação e a necessidade dos cuidados com a higiene. “A higiene ajuda a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o tipo de conjuntivite”, explica Nunes.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade