No Amazonas, seis pesquisas sobre coronavírus são aprovadas para receber R$ 1,6 mi

Os projetos beneficiados foram aprovados em Programa lançado por edital da Fapeam.

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vai investir R$ 1.618.912,00 em seis (6) projetos de pesquisa, voltados para o enfrentamento do novo coronavírus.

Os projetos beneficiados foram aprovados pelo Programa Ciência, Tecnologia e Inovação nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas Covid-19 (PCTI-EmergeSaúde/AM), edital N°005/2020. Uma ação da Fapeam para enfrentamento ao SARS-CoV-2.

Fapeam. (Foto:Divulgação/Fapeam)

O PCTI-EmergeSaúde/AM foi lançado no dia 14 de abril e recebeu 25 propostas de pesquisadores que atuam em instituições de ensino e pesquisa no Amazonas. Desse número, 18 projetos cumpriram os requisitos do edital e apresentaram a documentação solicitada na chamada pública.

Após a etapa de enquadramento, as propostas foram submetidas à avaliação do comitê de especialistas da Fapeam, para análise de mérito. Nessa fase foram aprovadas 6 propostas, 2 a mais do que estava previsto no edital.

A oportunidade de apoiar mais dois projetos surpreendeu positivamente o Conselho Diretor da Fapeam e se tornou possível graças às previsões orçamentárias das propostas, que cautelosamente concentraram-se nos recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos.

“Aprovamos mais dois projetos, um de cada linha, porque os recursos solicitados pelos 4 primeiros projetos contemplados foram inferiores à disponibilidade orçamentária prevista no edital. Isso nos surpreendeu positivamente e nos permitiu apoiar mais um projeto de cada linha temática, respeitando o limite orçamentário previsto”, comemora a diretora presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Márcia Perales, diretora-presidente da Fapeam. (Foto:Divulgação/Fapeam)

As linhas temáticas do PCTI-EmergeSaúde/AM são: Pesquisa e desenvolvimento de insumos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Estado do Amazonas; e Pesquisa, serviço e desenvolvimento de protocolos de análises moleculares e/ou imunológicas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Estado do Amazonas.

Os recursos destinados ao Edital são provenientes do orçamento da Fapeam, oriundo do Tesouro Estadual, conforme Plano Plurianual 2020-2023, do Governo do Amazonas.

“Estamos vivendo um contexto de pandemia e temos urgência em buscar meios para enfrentarmos o SARS-CoV-2 , o vírus causador da Covid-19. O PCTI-EmergeSaúde é um edital lançado em caráter emergencial, para que pesquisadores que atuam no Amazonas tenham apoio para realizar estudos estratégicos com a aplicação de seus resultados na resolutividade de questões relativas à Covid-19”, disse Márcia Perales.

Os projetos apoiados no âmbito do Edital têm prazo de execução de 12 meses, a contar da liberação do recurso, podendo ser prorrogados à critério da Fapeam. As despesas apoiadas são de capital, custeio e bolsas.

Sobre o Programa


O Programa PCTI-EmergeSaúde/AM reforça o compromisso do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia, por meio da ciência. O Programa tem como objetivo fomentar a concessão de bolsa e auxílio-pesquisa para apoiar pesquisas e/ou serviços estratégicos que subsidiem a Política Pública de Saúde do Amazonas, especialmente no combate à Covid-19.

De acordo com o Edital, os pedidos de reconsideração do resultado final podem ser feitos em até 5 dias úteis, a partir da data de divulgação do resultado final.

Confira os classificados:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade