Mascaras de pano caseiras são alternativa chave na luta contra o coronavírus; saiba como fazer a sua

A intensificação do uso das máscaras pela população tem sido mais uma forma de combate ao avanço da pandemia no país, em várias áreas diferentes dos setores sociais.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), o uso de máscaras como meio de precaução contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) se tornou uma fonte de renda, proteção e criatividade. No meio de uma pandemia, a praticidade é a nossa melhor amiga, por isso, o sucesso das máscaras de pano que viraram uma solução rápida e simples para a população.

Fazendo máscara de pano. (Foto:Divulgação)

A recomendação ainda é ficar em casa o máximo possível, mas quando necessário for, ao sair, o ideal é estar sempre usando-a. Além disso, as máscaras caseiras de pano também ajudam a evitar o esgotamento para profissionais da saúde. Em Manaus, desde a última quarta-feira (15) elas passaram a ser obrigatórias conforme decreto municipal.

A mascara deve seguir algumas orientações: de preferencia que seja 100% de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que sejam higienizadas corretamente e deve envolver toda a parte frontal do rosto, ter duas camadas de pano para a proteção com eficácia da transmissão, ou seja, ser dupla face, e a estampa fica a critério de cada um, o que acabou por virar uma “brincadeira” no meio dos momentos difíceis, já que cada membro da família escolhe a que mais combina com ele, uma vez que ela não pode ser dividida com ninguém.

Após o uso, a mascara deve ser lavada com água e sabão e passada a ferro quente. Por isso, o ideal é que cada pessoa possua no mínimo duas mascaras de uso próprio. Muitos profissionais autônomos, que já trabalhavam com costura ou confecção de acessórios para os profissionais da saúde e também pessoas que só costuravam como renda fixa ou por prazer, acharam nas mascaras caseiras uma nova fonte de renda.

Lojas comercias de médio e grande porte também não ficaram para trás, não somente comercializando a produção, mas também realizando um grande número de doações de máscaras para grupos de pessoas que necessitam da ajuda.

“Ao entrar no site do Ministério da Saúde, você poderá encontrar não apenas a recomendação de uso de máscaras caseiras, mas também orientações de como fabricá-las, lembrando que essas máscaras são domésticas e profissionais de saúde não as utilizam em atuação”, comentou a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, em live, nesta semana.

A equipe do Portal Amazônia vai te ensinar a fazer dois modelos diferentes de mascaras caseiras, em três passos simples e fáceis de fazer em casa.

Modelo 1

1-Pegue um pedaço de tecido em forma de quadrado e dobre no meio; Depois dobre outra vez para maior proteção criando a dupla face da mascara;

2-Um elástico de cabelo deve ser colocado em cada lado da ponta do tecido;

3-A parte de cima que ficar para fora, deve ser novamente dobrada, cruzando o elástico até que ele fique como um tipo de alça, em cada lateral. Essa “alça” será utilizada como suporte na orelha.

Como fazer uma máscara de pano. (Arte:Divulgação/Agência Brasil)

Modelo 2

1-Corte uma camiseta de espessura dupla usando como base as marcações recomendados pelo Ministério da Saúde (conforme foto a seguir);

2-Insira papel entre as camadas;

3-Amarre a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas e a alça inferior na direção do topo da cabeça. 

Fazer máscara de pano usando uma camisa. (Foto:Divulgação/Ministério da Saúde)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade