Live com especialistas em psicologia aborda psicoeducação em favor da saúde mental

Para enriquecer o debate, a Fundação Rede Amazônica (FRAM), em parceria com o Parque de Ideia e a Impact HUB Manaus, promove nesta segunda-feira (24) uma live com o tema ‘Cuidar da sua mente é cuidar da sua vida’.

Janeiro Branco é a campanha que ocorre todo primeiro mês do ano, desde 2014, para debater a importância dos cuidados com a saúde mental e que defende o direito de todos ao acesso educacional e aos cuidados para manter a saúde da mente.

Por meio de palestras, intervenções e a psicoeducação, a campanha procura proporcionar acesso às informações para as pessoas e mobilizar ainda mais profissionais da área a contribuírem com a causa.

Para fomentar o debate, a Fundação Rede Amazônica (FRAM), em parceria com o Parque de Ideia e a Impact HUB Manaus, promove nesta segunda-feira (24) uma live com o tema ‘Cuidar da sua mente é cuidar da sua vida’.

“Diante do crescente número de casos de doenças mentais no Brasil, é necessário olhar para as necessidades humanas da nossa sociedade. Por conta disso, a Fundação Rede Amazônica, que tem o papel de servir e fortalecer a Amazônia, realiza essa live”, comenta o jornalista mediador da conversa, George Guerreiro.

Foto: Reprodução/Pixabay

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.

A conversa ao vivo será às 18h (horário Manaus) no Youtube da FRAM, e contará com a participação de Suymara Braga (Parque de Ideias e Academia de emoções) e de Patrícia Góes (Impact HUB Manaus).

“Estar saudável não é o mesmo que não estar doente. Bem estar é um conjunto de atividades saudáveis, corpo e mente, que vai desde a alimentação, moradia e sono até lazer, cultura, relações sociais e sua atividade profissional. Saber e viver o que faz sentido na sua existência para um equilíbrio emocional. Martin Seligman, o pai da Psicologia Positiva, valida cientificamente o poder das emoções positivas e nos ensina sobre a força do otimismo e da gratidão para vivermos uma vida mais plena, com mais saúde mental, física e emocional: a vida impõe os mesmos reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade'”, explica a especialista em Psicologia Positiva, Suymara Braga.

“A FRAM vem com uma iniciativa maravilhosa um diálogo sobre o Janeiro Branco trazendo a relevância de se falar sobre saúde mental, principalmente nesses tempos de pandemia, de uma forma mais acessível a toda a população amazonense. Buscando quebrar paradigmas sobre a construção de saúde mental a qual é vista ainda hoje em dia apenas ligada a patologia, a doença mental e seus sintomas, esquecendo de levar em conta a singularidade de cada pessoa e trabalhando em prol de prevenção e promoção a saúde”, completa a psicóloga Patrícia Góes.

Para acompanhar a live, acesse AQUI.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade