Do dia 30 de outubro a 1º de novembro, a equipe da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) vai estar no Distrito de Icoaraci, no ponto de coleta de sangue e cadastro de medula óssea, seguindo cronograma estabelecido, toda última semana de cada mês. A ação será de 8h às 13h, dentro da Estação Cidadania de Icoaraci, que fica na Rua Lopo de Castro, número 78, bairro da Agulha.
Esta é a segunda ação do Hemopa na Estação Cidadania de Icoaraci. “Na nossa primeira mobilização, o movimento foi crescente ao longo da semana e terminou com o comparecimento de mais de 200 voluntários. Algumas parcerias fizeram toda a diferença, como as rádios comunitárias e as empresas do entorno que atuaram como agentes multiplicadores e também como doadores”, ressalta a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.
O objetivo principal da iniciativa é descentralizar os serviços de coleta de sangue do Hemopa, facilitando o acesso do voluntário da doação. “Com essa mesma ideia, neste ano inauguramos a Estação de Coleta Pátio Belém, mostrando que shopping também pode ser lugar de solidariedade”, explica Juciara.
Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.