Estados da Amazônia se mobilizam para ampliar cobertura vacinal neste sábado, Dia D contra o sarampo

Após a confirmação de um caso de sarampo no Amapá, depois de 22 anos sem notificação da doença no Estado, a Superintendência de Vigilância em Saúde iniciou o bloqueio vacinal tanto na cidade de Macapá, onde o caso foi confirmado, quanto nas áreas de fronteira, para evitar o avanço da doença.

Foto:Divulgação/Agência Brasil

Além disso, o Estado está reforçando o apelo à população para que compareça aos postos de saúde neste sábado, para o Dia D de vacinação.
 

No caso da paciente de Macapá, que contraiu a doença, o Superintendente de Vigilância em Saúde, Doninaldo Malafaia, revelou que ela nunca tomou a vacina contra o Sarampo. Por isso, ele fala da importância da imunização.
 

“Isso mais uma vez traz o aleta para todos nós, de que é necessário fazer a vacinação. Dos familiares, a sua própria. Que está disponível nas unidades básicas de saúde de todo o Brasil”.

Todos os estados da Amazônia estão mobilizados. No Amazonas, por exemplo, onde 118 casos foram confirmados agora em 2019, a Fundação de Vigilância em saúde alerta que a vacinação não é apenas para as crianças, apesar de eles serem prioridade na campanha.

Em São Luís, no Maranhão, a campanha será reforçada com postos volantes em Shopping Centers e em Palmas, no Tocantins, até as escolas vão se transformar em postos de saúde neste sábado.

Serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não tenham tomado as 2 doses da vacina.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cartilha reúne pesquisa botânica de 30 espécies arbóreas da trilha principal da Funbosque

O objetivo é a preservação desse fragmento de floresta secundária e o desenvolvimento sustentável, a partir da proteção e da conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos e culturais.

Leia também

Publicidade