Em Manaus, idosos da Fundação Doutor Thomas vencem o coronavírus

A unidade de tratamento semi-intensivo foi montada nas dependências da Fundação.

Uma cena emocionante. Quatro idosos institucionalizados da Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), que testaram positivo para a Covid-19 e estavam sendo atendidos por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Manaus, receberam alta médica na tarde desta terça-feira (21). Ao som de muitos aplausos da equipe médica e com sorrisos nos rostos, eles foram transferidos da unidade de tratamento semi-intensivo, montada nas dependências da Fundação pelo grupo Samel, para os pavilhões de alojamentos.


“A Fundação Doutor Thomas tem sido referência em geriatria e cuidados humanizados com a terceira idade. É um momento difícil que todos estamos passando, mas notícias como essa renovam nossa vontade de fazer ainda mais”, completou o prefeito Arthur Neto.

Pacientes internados com coronavírus na Fundação Doutor Thomas recebe alta. (Foto:Ione Morreno/Semcom)

Desde que houve a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus na Instituição de Longa Permanência (ILP), a Doutor Thomas reforçou as medidas de prevenção e controle da doença, como a instalação de duas tendas para funcionarem como vestiário fora da sede da FDT, ao lado da unidade semi-intensiva, para que os profissionais que ficarem fixos no local não transitem por dentro da instituição; o refeitório e as dependências da FDT estão em isolamento e a equipe de assistência social e psicologia está atuando nos corredores, para evitar o trânsito de pessoas; a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está disponibilizando profissionais de fisioterapia, técnicos de enfermagem e médicos para ajudar no atendimento dos idosos.

“O coronavírus tem causado medo, angústia, e ver quatro pacientes idosos recebendo alta é um sinal de esperança gigantesco. Sentimento de que nem tudo está perdido e que é possível vencer a doença e continuar a vida”, comemorou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

A médica Simone Henriques, que coordena a equipe de saúde da instituição, destacou que os quatro pacientes têm a sorologia negativa para o coronavírus e o IGG positivo, ou seja, estão imunizados. “É uma alegria muito grande diante do cenário desses pacientes, do quanto eles são vulneráveis, mas estamos na luta, no esforço diário, um dia de cada vez e com muita”, disse a especialista.

A unidade de tratamento semi-intensivo foi montada nas dependências da Fundação. (Foto:Ione Morreno/Semcom)

Ainda segundo Simone, a equipe de serviço social da FDT está em contato com familiares, via telefone, tranquilizando sobre a situação dos idosos que seguem em tratamento na instituição. “Os profissionais de serviço social e psicologia estão no suporte aos familiares e, no momento, estamos elaborando um plano estratégico de visitas virtuais para idoso e familiar”, informou a médica.

Uma enfermaria intermediária também foi criada para acomodação de idosos que apresentaram sintomas, mas ainda estão esperando o resultado do teste. Nesse espaço, encontram-se dois idosos, uma do sexo feminino e um do sexo masculino, ambos apresentam problemas respiratórios e já são monitorados pela equipe médica. A Fundação aguarda o resultado dos novos exames realizados para comunicar os parentes.

“Caso não sejam atestados positivos, iremos contatar o familiar que possui condições de assistir o idoso em sua residência durante o período de pandemia”, explicou Simone.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Futuro centro de saúde na reserva indígena Yanomami recebe instalação de energia solar

A futura unidade de saúde básica atenderá uma população estimada de 10 mil indígenas de 60 comunidades.

Leia também

Publicidade