Sete dicas do Corpo de Bombeiros de Rondônia para evitar afogamentos em rios, lagos e balneários

As dicas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) tem o objetivo de reduzir o número de ocorrências de afogamentos no estado, mas servem para toda a região amazônica.

Balneário de Porto Velho, em 2023. Foto: Esio Mendes

Durante o período de estiagem, quando o volume dos rios diminui e aumenta a concentração de banhistas nos balneários, também aumentam os riscos de afogamentos em rios, lagos e igarapés. Com isso o governo de Rondônia intensifica as ações de prevenção e conscientização sobre os cuidados para evitar os afogamentos.

As ações coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) tem o objetivo de reduzir o número de ocorrências.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

No mês de setembro deste ano, foram registradas quatro ocorrências de afogamento. No mesmo período de 2024, foram oito casos, enquanto em 2023 foram contabilizadas cinco ocorrências entre setembro e outubro, segundo dados do Sistema Integrado de Segurança (SISEG-2025). A incidência costuma crescer em feriados nacionais, quando há maior fluxo de pessoas em áreas de lazer aquático.

O Corpo de Bombeiros atua em pontos estratégicos, com reforço nas equipes de salvamento e patrulhamento nos locais de banho. Além disso, as equipes realizam ações educativas, orientando a população sobre práticas seguras em ambientes de risco. Os meses de maior incidência de afogamentos correspondem ao período de estiagem, entre junho e setembro.

dicas para evitar afogamentos servem para todos os ambientes aquáticos, como balneários
Dicas para evitar afogamentos servem para todos os ambientes aquáticos, como balneários e piscinas. Foto: Reprodução/Secom RO

Causas de afogamentos

Entre as principais causas de afogamentos estão a ausência do uso de coletes salva-vidas em embarcações, a prática de natação em locais desconhecidos, o consumo de bebidas alcoólicas e a ocorrência de mal súbito. A maioria das vítimas é do sexo masculino, com maior incidência entre jovens e adultos.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Nivaldo de Azevedo Ferreira destacou que “é importante que as pessoas evitem nadar em locais desconhecidos, não consumam bebidas alcoólicas durante o banho e utilizem coletes salva-vidas em embarcações. A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar tragédias”.

Dicas:

  • Crianças e jovens não devem nadar desacompanhados;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o lazer em rios, lagos e piscinas;
  • Conhecer a profundidade do local e atentar-se às correntezas;
  • Tomar cuidado com objetos submersos, como troncos, galhos e pedras;
  • Utilizar coletes salva-vidas em barcos, lanchas, canoas ou motos aquáticas;
  • Respeitar as sinalizações de segurança quando houver;
  • Evitar entrar na água logo após as refeições.

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta à população para que siga as orientações de segurança, contribuindo com o trabalho preventivo e ajudando a preservar vidas.

*Com informações do Governo de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade