Cirurgias não emergenciais e exames laboratoriais são suspensos pelo governo do Amapá

Medida tem de duração de 15 dias, mas pode ser estendida pelo tempo que durar o pico da pandemia no estado

O governo anunciou na sexta-feira (12) a suspensão em todo o Amapá das cirurgias eletivas (não emergenciais), consultas e exames laboratoriais especializados. A Secretaria da Saúde (Sesa) acrescentou que cirurgias de emergência serão realizadas normalmente durante o período.

Foto: Divulgação

A medida é válida inicialmente por 15 dias, mas poderá ser estendida pelo período que durar o pico da pandemia e a situação de emergência na saúde pública.

A suspensão dos serviços, segundo o governo, deve controlar as despesas com materiais e direcioná-las para o enfrentamento da Covid-19. O Amapá se aproxima da situação de colapso da saúde e desde o início da semana vive com ações mais restritivas.

“Se enquadra no grupo de procedimentos não urgentes aqueles que permitem a remarcação sem que o paciente apresente agravamento da doença”, explicou a Sesa.

Segundo o secretário de saúde Juan Mendes, passado o período de alerta no estado, a Sesa fará uma força-tarefa para realizar os procedimentos cirúrgicos suspensos. 

Escrito por Núbia Pacheco 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade