Manteiga de murumuru. Foto: Reprodução/Beleza Verde
O murumuru (Astrocaryum murumuru), também chamado de Murumuru da Várzea, é uma palmeira espinhosa que pode chegar até 10 metros de altura. Através da extração do óleo das amêndoas dos frutos dessa palmeira, é feita a manteiga de murumuru, capaz de produzir cremes hidratantes, sabonetes e até xampus.
A manteiga é considerada um ‘ouro amazônico’ por sua capacidade multifuncional, nutritiva e emoliente. Sua palmeira é encontrada principalmente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O óleo extraído das amêndoas da palmeira é rico em ácidos graxos importantes para a hidratação dos cabelos e da pele, além de ser rico em vitaminas A e E, cálcio, fósforo e ferro.
A manteiga de murumuru se destaca por suas múltiplas funções e também é rica em ácidos graxos como o láurico, mirístico e oleico, além de vitaminas A e E e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Além disso, ela hidrata profundamente, nutre e protege, sem agredir ou obstruir os poros da pele.
Leia também: Murumuru: semente utilizada como cosmético pode ser utilizada na construção civil
Benefícios da manteiga de murumuru
A manteiga de murumuru possui os seguintes benefícios:
- Trata os fios de cabelo quebradiços, com poder de formar uma barreira de proteção contra a ação de agentes externos;
- Tem propriedades anti-inflamatórias naturais;
- Trata acne e psoríase;
- Cicatriza peles rachadas ou pequenas lesões na pele;
- Possui benefícios anti-envelhecimento;
- É antiviral e antisséptico;
- Hidrata e nutri a pele;
- Ameniza eczema;
- Dá brilho e maciez aos cabelos.
Por ter baixa acidez e alto poder de penetração, a manteiga de murumuru consegue atingir as camadas mais profundas da pele e do couro cabeludo, garantindo uma hidratação prolongada e eficaz. Ao contrário de muitos produtos industrializados, ela não cria uma barreira artificial ou oleosa sobre a pele. Isso a torna ideal para quem busca produtos com formulações mais naturais e menos agressivas.
Sustentabilidade da manteiga de murumuru

O extrativismo do murumuru é uma atividade que pode ser feita de forma totalmente sustentável, sem necessidade de desmatamento, e com forte potencial de geração de renda para comunidades tradicionais da Amazônia.
Diversas cooperativas e projetos sociais têm se empenhado em capacitar extrativistas locais para a coleta, processamento e comercialização do murumuru, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e incentivando a preservação da floresta em pé.
*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Le Fruit Cosméticos.