Balsa de saúde de Atalaia do Norte, no Amazonas, vence a 19ª Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’

Premiação nacional tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Divulgação/PMATN

O projeto Balsa de Saúde de Atalaia do Norte, no Amazonas, venceu a 19ª Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’ no dia 14 de novembro. A mostra é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A unidade de saúde, que promove equidade com atendimentos a ribeirinhos e indígenas do Vale do Javari, foi idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Atalaia do Norte.

Em abril, o projeto passou pela etapa estadual e foi um dos sete colocados entre 191 projetos de todo o Amazonas e mais de 300 em toda a região Norte. Agora, na etapa nacional, concorrendo com iniciativas de todo o Brasil, Atalaia do Norte sagrou-se campeã na categoria de maior nota para municípios até 20 mil habitantes, sendo um dos melhores do país.

“Uma estratégia inovadora de assistência em saúde”, frisou o idealizador do projeto e secretário da Semsa à época, enfermeiro James Guedes.

A estrutura da unidade dispõe de uma equipe fixa composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, tradutores indígenas, além de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para atendimentos sobre programas sociais e outros serviços.

Além disso, acompanhamento pré-natal, exames e coletas de lâminas para testagem de malária, busca-ativa em embarcações, dentre outros serviços também são realizados diariamente pelas equipes da balsa.

O projeto premiado da balsa de saúde, a partir de agora, pode se tornar referência de política pública a ser implementado em municípios brasileiros com as mesmas características de Atalaia do Norte, tudo com o foco de promover equidade e igualdade a quem mais precisa, com respeito e garantindo os direitos de todos os cidadãos.

*Com informações da Prefeitura de Atalaia do Norte (PMATN)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade