Bala de mangarataia: conheça o doce que tira o ‘ham ham’ da garganta

As balas podem ser consumidas para tratar tosses e dor de garganta. O alivio é rapido, mas o efeito é momentâneo 

Com certeza, você já entrou no ônibus e se deparou com um vendedor oferecendo uma bala “milagrosa”, que tira o “ham-ham-ham” da garganta. O doce, produzido com gengibre, é conhecido na Amazônia como ‘bala de mangarataia’, se tornou um remédio eficaz para desintoxicação do organismo, principalmente nos casos de desconfortos causados pela gripe.

Bala de mangarataia. Foto: Reprodução/Um Como

Não existem dúvidas que a mangarataia é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional da região amazônica. Ela é uma erva rizomotosa (formato de raiz) de até 1 metro de altura. Possui propriedades terapêuticas, sabor picante e é utilizado de diversas maneiras, receitas culinárias e remédios naturais.

De acordo com o pesquisador autodidata e especialista em plantas medicinais da Amazônia, Moacir Biondo, o nome original da raiz é gengibre, mas que na região amazônica recebeu o nome de mangarataia. A nomenclatura mangarataia vem do tupi, mangará + tupi ‘taya’, que significa picante.

“A palavra mangarataia é utilizada apenas na região. A origem da planta é antiga na Amazônia e tem, pelo menos, uns 100 anos. Os primeiros registros do uso da mangarataia vem da fronteira entre o Pará e o Amazonas”, explicou.

Bala de mangarataia. Foto: Reprodução/Um Como

Propriedades

As balas de gengibre podem ser consumidas para tratar tosses, náuseas, dores de cabeça, vômitos, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Uma porção de 4 gramas do doce, tem o valor energético de 16 kcal, e já alivia a dor de garganta, mas a sensação é momentânea.

A raiz é preparada de outras maneiras como, por exemplo, em pó, chá, spray, cristal e cápsula. “É um remédio versátil e poderoso. A bala tem uma ação imediata, mas os outros preparos também agem de maneira concentrada no corpo”, disse Biondo.

Receita caseira

Ficou curioso e quer provar a famosa bala de mangarataia? O Portal Amazônia te dá o passo a passo da receita; confira: 

Ingredientes

2 gengibres ralados
4 colheres (sopa) de mel
1 copo americano de açúcar mascavo
Suco de limão

1/2 copo de água
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa de amido de milho

Modo de fazer

Em uma panela coloque todos os ingredientes. Depois, ferva em fogo baixo, sempre mexendo a mistura até engrossar e ficar a ponto de bala.

Escolha uma forma e unte. Em seguida, coloque a bala por cima e deixe esfriar. Corte em pedacinhos e embrulhe em papel próprio para bala.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade