A atualização no número de casos foi feita pelo governo do Amazonas em coletiva na tarde deste sábado (28).
Chegam a 111 o número de casos confirmados para o covid-19 em todo o Amazonas. O anúncio foi feito no início da tarde deste sábado (28) através de uma coletiva realizada pela internet com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a secretaria de saúde do Amazonas (Susam). Além de Manaus, há registro de casos
em Parintins, Manacapuru, Santo Antônio Içá e Boca do Acre.
Em Manaus, são 105 casos confirmados, tendo 12 internados, sendo 10 em
hospitais privados e dois no hospital Delphina Aziz, referência para o cuidado dos casos no Estado, e que estão sendo tratados com uso da cloroquina.
Do total de internados, cinco estão em estado grave seguindo cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Há uma morte entre os casos.
Aumento de casos
Até o momento, no Amazonas, já foram realizados 728 testes em todo o Estado. Destes, 607 processados, 111 positivos e 121 em investigação.
“São coletados pelo Lacen apenas casos com sintomas muito expressivos. 80% dos casos são leves ou assintomáticos. 20% vão apresentar necessidade de internação hospitalar. Estamos abaixo da estatística de 20% nacional”, afirma a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa.
Mortes
Na noite desta sexta-feira (27), um homem de 46 anos morreu no Hospital Delphina Azis, e havia suspeita de que ele estivesse contaminado pelo covid-19. No entanto, a FVS-AM anunciou na coletiva que após ter sido feito o exame, foi descartada a morte pelo novo coronavírus. O homem tinha histórico de ter asma e doença cardiovascular crônica.
“O homem não faleceu de coronavírus. Este homem era hipertenso, com obesidade e fazia parte do grupo de risco de síndrome respiratória”, afirmou Rosemary.
Há, segundo a FVS-Am apenas um caso no registro de mortes pelo novo vírus, é de homem vindo de Parintins, que morreu no último dia 24 de março.