Os três casos passaram pelo primeiro teste e aguardam a contraprova pelo Instituto Evandro Chagas e ainda não são contabilizados pelo Ministério da Saúde.
Os três casos passaram pelo primeiro teste e aguardam a contraprova pelo Instituto Evandro Chagas e ainda não são contabilizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Secretaria de Saúde do Estado, todos os pacientes apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.
Um homem de 30 anos e uma mulher de 50 que viajaram recentemente à São Paulo. O terceiro caso é de uma mulher de 37 anos que chegou ao estado, após viagem à Fortaleza, no Ceará. Por causa da confirmação dos casos de Covid-19, as aulas foram suspensas da creche ao ensino superior da rede pública e particular da capital Rio Branco a partir desta quarta-feira (18).
O estado está em emergência em saúde pública por causa da pandemia de coronavírus. O decreto foi publicado nesta terça-feira e tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado enquanto durar a emergência. Com isso, o executivo estadual pode realizar de despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais da área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos.
Entre outras medidas, o decreto também garante ao estado realizar de forma compulsória, exumações, necropsias e cremações. As autoridades acreanas orientam ainda que as unidades de saúde só devem ser procuradas em casos de emergência.
Com um caso de coronavírus confirmado, o governo do Amazonas e a prefeitura da capital Manaus também decretaram estado de emergência em saúde pública por 120 dias.
Em Rondônia, o governador Marcos Rocha decretou a situação de emergência pelo período de 180 dias. Rondônia segue sem casos confirmados e dois sob suspeita de covid-19.