​Secretaria de Segurança de Roraima lança Delegacia Virtual no estado

Roraima é o quinto estado a aderir à Delegacia Virtual. A polícia utilizava,  gratuitamente, a plataforma da Secretaria de Segurança do Maranhão para registro de BO 

O Governo de Roraima aderiu ao Sinesp Devir (Delegacia Virtual) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O lançamento da nova ferramenta para registro de BOs (boletins de ocorrência) via internet 24 horas por dia, ocorreu na manhã de sexta-feira, (19).

O secretário de Segurança Pública, coronel Edison Prola, e o delegado geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, apresentaram a nova Delegacia Virtual, mostrando como funciona a ferramenta e os tipos criminais que o cidadão pode registrar na modalidade online.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e disponibilizada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), por meio da DGI (Diretoria de Gestão e Integração de Informações).

Roraima é o quinto estado a aderir à Delegacia Virtual. Atualmente, a Polícia Civil utiliza gratuitamente a plataforma da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão para registro de BO por meio da Delegacia Online. Após o lançamento da Devir, a plataforma antiga será desativada e migrada para a plataforma do MJSP.

Além da alteração na nomenclatura, de Delegacia Online para Delegacia Virtual, a mudança ocorre principalmente para trazer uma maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências de forma digital.

Delegacia Virtual no site da PCRR

O cidadão que precisar registrar BO online não terá dificuldade em acessar a nova plataforma. O acesso continuará pelo site da Polícia Civil no endereço www.pc.rr.gov.br, bastando clicar em Delegacia Virtual e acessar a bandeira do Estado de Roraima.

De acordo com o delegado geral, Herbert de Amorim Cardoso, a plataforma anterior não era integrada ao sistema criminal em uso na Polícia Civil, exigindo o retrabalho de digitalização BOs pelos policiais.

“A partir da implantação da Delegacia Virtual nesta estrutura do Ministério da Justiça, não haverá esse retrabalho, porque será automático e, após a análise do registro pela equipe e a validação, automaticamente vai para a plataforma do Sinesp, no PPE [Procedimentos Policiais Eletrônicos], gerando estatística e seguindo para as providências, com mais celeridade”, destacou o diretor.

Conforme Cardoso, o novo sistema exige que o usuário se cadastre previamente na plataforma gov.br do Governo Federal.

“É um registro simples e que será feito apenas uma vez, a pessoa criará um login e senha para poder entrar no site e registrar o BO. Isso é uma exigência que garante maior segurança quanto à identidade do comunicante. É de extrema importância que o cidadão registre um e-mail válido para receber as informações, como a confirmação e o boletim de ocorrência registrado. Além disso, pela nova plataforma é possível o envio de imagens no momento do registro”, afirmou o delegado.

Outra inovação que o sistema do MJSP oferece é a ampliação das naturezas de crimes que podem ser registrados na modalidade online. Enquanto a Delegacia Online oferecia 13 naturezas, pela Delegacia Virtual serão 19 tipos de registros em que o cidadão poderá fazer o registro.

“Uma novidade na Delegacia Virtual é que o cidadão poderá registrar o boletim de ocorrência de pessoas desaparecidas e, também, da localização da pessoa. Outra opção é o caso de acidentes de trânsito em que não há vítimas”, observou o delegado geral.

Os boletins que podem ser registrados na nova plataforma são: perda ou extravio de documento ou objeto, furto, ameaça, roubo, estelionato, injuria, difamação, calúnia, acidente de trânsito sem vítima, dano, vias de fato, perturbação do sossego, desaparecimento de pessoa, violação de domicílio, constrangimento Ilegal, maus-tratos contra os animais, localização de pessoa desaparecida, dano causado por acidentes naturais e outras comunicações.

Como acessar a delegacia virtual

Na prática, para fazer o registro de um BO o usuário deve acessar o site da Polícia Civil de Roraima e clicar no link para Delegacia Virtual, ou acessar diretamente o link da Devir  e selecionar o estado de Roraima.

O usuário é, então, encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, são dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. É necessário preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página. Após a conclusão do registro, o cidadão poderá acompanhar todos os passos do BO por meio da plataforma e como está o status do atendimento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projetos de inovação em Engenharia Civil e Agronomia de Roraima são aprovados pelo CNPq

Foco do edital é apoiar pesquisas que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação na Região da Amazônia Legal de modo sustentável.

Leia também

Publicidade