Prefeitura atribui flexibilizações a redução de novos casos de coronavírus na capital
A prefeitura anunciou nesta terça-feira (7) a reabertura do comércio para o dia 20 de julho em Boa Vista em meio à pandemia do coronavírus. A retomada do funcionamento contempla estabelecimentos varejistas, clínicas, shoppings, e bares, salões e outros seguimentos.
Parte do comércio em Boa Vista, com serviços não essenciais, está fechado há quase quatro meses, desde o dia 22 de março, um dia após os dois primeiros casos confirmados da doença no estado.
A reabertura, de acordo com a prefeita Teresa Surita (MDB), será executada conforme previsto no plano de retomada de forma gradual, anunciado no dia 23 de junho. As flexibilizações, no entanto, estavam condicionadas ao controle de casos e aumento de leitos para infectados pela Covid-19.
Conforme Surita, houve uma estabilização no número de novos casos da doença e os óbitos na capital diminuíram em 38%. Além disso, o Hospital de Campanha começou a funcionar, o que segundo a prefeita, justifica a retomada gradual das atividades comerciais.
“O Hospital de Campanha nos dá uma retaguarda de leitos e agora, aumentando o número, que nos permite tomar algumas decisões. No último fim de semana, não houve nenhum caso de pacientes sendo encaminhados pelo Hospital Geral, o que não acontecia desde março”, afirmou.
Com a reabertura gradual, as empresas terão de seguir protocolos de segurança para colaboradores, clientes ou visitantes, como evitar as aglomerações, usar álcool em gel e máscaras, como forma de evitar o contágio do vírus enquanto a pandemia persistir.
“Nesse processo de retomada, que ainda vai durar 15 dias, temos que fazer da forma correta, que é natural que, quando reabre, os casos aumentam. Como a gente começou a curva de descida hoje, com 4%, muitas cidades com 2% de diminuição já abriram. E nós estamos tomando cuidado de esperar um pouco mais pela fragilidade que a gente ainda tem hoje na UTI do HGR”.
Mesmo com o decreto de proibição de funcionamento de serviços não essenciais, lojas no Centro comercial e na zona Oeste de Boa Vista burlam as regras e têm atendido clientes normalmente.
Fases do plano de reabertura
Quando o plano começar a ser executado, as três etapas ocorrerão sempre com 15 dias entre uma e outra.
1º etapa
Na primeira etapa, prevista para o dia 20 de julho, será liberado: comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos e odontológicos; shoppings, centros comerciais e galerias; bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por entrega a domicílio, pronta entrega em veículos e retirada no local; cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, podólogo e clínicas de estética; mercados públicos; igrejas e demais instituições religiosas; vendedores ambulantes.
2ª etapa
No dia 4 de agosto, terá início a segunda etapa do plano. Serão liberados: personal trainer e academias; espaços públicos – como praças que estão com luzes desligadas; bares e restaurantes com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service.
3ª etapa
Já a terceira e última etapa de reabertura do comércio deve ocorrer no dia 19 de agosto. Será permitida a retomada das atividades de: espaços de eventos e festas; cinemas e teatros.
Boa Vista concentra 14.075 dos 19.088 casos de coronavírus no estado até segunda-feira (6), de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau). A capital também registra 301 dos 376 óbitos causados pela doença.