Para alcançar meta de vacinação, campanha contra poliomielite é prorrogada até 20 de novembro, em Roraima

A finalidade é possibilitar aos municípios um prazo maior para as ações de imunização, a fim de alcançar a meta de vacinação de 41.298 crianças, de 1 a 5 anos de idade. 

Com o objetivo de alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), decidiu prorrogar a Campanha no Estado até o dia 20 de novembro.

Até o momento, algumas localidades estão mais próximas de alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal. Entre elas, os municípios do Cantá, com 72% de cobertura, São João da Baliza (58%) e Bonfim (58.9%). Já os índices mais baixos, até agora, são dos municípios de Pacaraima, com 12%, Uiramutã (4,7%) e Normandia com (3,2%). Boa Vista apresenta 22,6% de cobertura vacinal.

“Durante a avaliação do número de doses da vacina disponíveis no estoque e o período de validação dos dados da vacinação, conversamos com as equipes municipais e ficou decidido que seria melhor ampliar o prazo. Os municípios terão condições de realizar atividades estratégicas para alcançar mais crianças”, esclareceu a gerente do NEPNI, Alice Dantas.

Em Roraima, até o momento, 11.265 crianças foram vacinadas, o que representa uma média de 27,28% de cobertura vacinal.

Segundo Alice Dantas, os pais não podem deixar de levar os filhos até a Unidade de Saúde mais próxima. “Todas as crianças nessa faixa etária de 1 a 5 anos de idade devem tomar as gotinhas. Mesmo que estejam com o esquema vacinal em dia, irão receber uma dose extra da vacina contra poliomielite”, reforçou.

Ela ressalta que a vacina é a forma mais eficiente de evitar a paralisia infantil, por isso é fundamental tomar as doses corretamente e manter a caderneta vacinal em dia. a Unidade

A prorrogação da campanha é válida para todos os municípios. Ao procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, os pais não devem se esquecer de levar a caderneta vacinal e, se não possuir, podem ir assim mesmo e solicitar uma caderneta na própria Unidade. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Selo reconhece qualidade de panelas de barro produzidas por mulheres Macuxi em Roraima

Panelas de barro produzidas por mulheres indígenas da Comunidade Raposa I, no município de Normandia, receberam selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que reconhece a história e procedência dos produtos.

Leia também

Publicidade