I Mostra de Cinema ‘A Moda é Viver’ exibirá curtas produzidos por estudantes da rede pública de Caracaraí

A formação em audiovisual fez parte das ações da I Mostra de curtas metragens A Moda É Viver que ocorre dia 26 de abril em Caracaraí.

Mostra de Cinema ‘A Moda é Viver’ exibirá curtas produzidos por estudantes: ASCOM IAMV

A I Mostra de Cinema “A Moda é Viver” será realizada em Caracaraí, no dia 26 de abril, a partir das 18h, na quadra coberta do município, localizada às margens do rio Branco, na avenida principal da cidade. O evento conta com uma ampla programação, iniciando com a animação de DJ, bandas, premiações, homenagens e a exibição de curtas metragens premiados produzidos por cineastas do estado.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O momento mais esperado da festa é a exibição de dois curtas metragens de gênero documentário, produzidos por alunos e alunas da rede pública de ensino de Caracaraí e dirigidos pelo jornalista Éder Santos e pelo coordenador da Mostra, Leandro Monte. Durante as oficinas de formação que ocorreram no âmbito do projeto da Mostra, os alunos sugeriram ideias e criaram roteiros para documentários com base na realidade observada por eles. Eles foram a campo para produzir o material, gravando entrevista e acompanhando a equipe de filmagem durante uma semana intensa.

Leia também: Para o mundo ver: confira 10 filmes ambientados na Amazônia

Mostra de Cinema ‘A Moda é Viver’ exibirá curtas produzidos por estudantes: ASCOM IAMV

Curtas

O primeiro documentário tem como tem título “Andercley”. Conta a vida de um estudante com deficiência motora, com dificuldades de locomoção, coordenação, força muscular e fala. Ele precisa se deslocar por meio de uma cadeira de rodas e, no documentário, relata seus dramas e como faz para superar os desafios diários, enfrentando ruas precárias no período de inverno, a escuridão do bairro em que mora com dois irmãos menores de idade e o preconceito de alguns colegas. O pai de Andercley Costa, senhor Anderson Costa, também está no filme relatando a luta que enfrenta ao criar os três filhos sozinho, após a separação da esposa e depois de “puxar” oito anos e 10 meses de cadeia em regime fechado por um crime cometido em sua juventude.

Leia também: Verdade “nua e crua”: 5 filmes que mostram a realidade da região amazônica

Mostra de Cinema ‘A Moda é Viver’ exibirá curtas produzidos por estudantes: ASCOM IAMV

O segundo documentário de curta metragem trata da vida da jovem Luciana Paiva. Com o título “Yuri”, nome do bebê da personagem principal, o curta traz entrevista com a protagonista sobre como se deu o processo de superação, após o distanciamento da mãe, o acidente fatal que vitimou seu pai, a gravidez na adolescência e de como fez para continuar estudando, levando seu filho para as aulas. O filme ainda traz entrevistas com o diretor da escola Castelo Branco e com professores que acompanham o drama da estudante e suas conquistas.

Leia também: Confira seis produções de horror gravadas na Amazônia

Formação

Estudantes do município de Caracaraí (RR) receberam, nos meses de março e abril, duas oficinas de formação em audiovisual, sob a coordenação do Instituto A Moda é Viver: diga sim a vida. As oficinas de cinema compõem o projeto da I Mostra de Cinema “A Moda é Viver”.

Leia também: “Filme de terror” na Amazônia: conheça a história do acidente rodoviário que resultou em 39 corpos deformados por piranhas

Mostra de Cinema ‘A Moda é Viver’ exibirá curtas produzidos por estudantes: ASCOM IAMV

A primeira oficina foi de Direção de Cinema, ministrada pelo cineasta Alex Paiva. Os estudantes estudaram roteiros, arte de guiar atores e a direção de equipe técnica. Com a oficina de Produção, ministrada pelo cineasta Éder Santos, os estudantes aprenderam sobre as etapas de um filme, como a pré-produção, produção e pós-produção, observando na prática como se faz o agendamento de filmagens, o gerenciamento de prazos e outras tarefas administrativas.

O evento é viabilizado por meio de recursos da emenda parlamentar do deputado federal Haroldo Catedral, que tem apoiado ações culturais e educacionais em Roraima. A mostra tem o apoio da Associação Roraimense de Cinema e Produção Audiovisual Independente (Arcine), da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult/RR), da Prefeitura Municipal de Caracaraí e da empresa Platô Filmes.

Outras informações pelo telefone (Zap) 99120-8382 ou e-mail: amvroraima@hotmail.com

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas promove pela primeira venda legal de quelônios manejados em Carauari

Venda é resultado efetivo de projeto de conservação das espécies de quelônios, realizado por comunitários no Médio Juruá

Leia também

Publicidade