Tambaqui de Rondônia é campeão em competição de alimentos durante feira de pescados nos EUA

Rondônia é líder na produção de tambaqui no Brasil. Só em 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional.

A costela de Tambaqui venceu uma das competições da Internacional Seafood Expo North America, uma feira internacional de pescados que acontece em Boston, nos Estados Unidos. O “peixe rondoniense” estava concorrendo com outros 71 participantes, mas levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice.

Segundo representantes do Governo de Rondônia que foram aos EUA acompanhar a feira, além do sabor, durante a disputa foram avaliadas outras características do pescado, como: valor nutricional, originalidade e a adequação ao mercado.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O tambaqui é um peixe de água doce, encontrado na bacia amazônica e muito consumido em Rondônia. A criação dele ocorre em sistemas semi-intensivos, como barragens, viveiros e tanques, e também em sistemas intensivos, com ajuda de aeração mecânica e tanques-rede, por exemplo.

Rondônia é líder na produção de tambaqui no Brasil, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional. Sendo Ariquemes (RO) o maior produtor do estado, produzindo 10 mil toneladas em 2021.

É em Ariquemes que também acontece uma das maiores festas envolvendo o peixe. No Festival do Tambaqui são assadas centenas de bandas do peixe para a população. Na edição de 2022, o festival aconteceu simultaneamente em 10 municípios de Rondônia, além das capitais da Amazônia Legal e em Nova York (EUA). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade