Frio extremo, seca e muito café foram alguns dos destaques de Rondônia em 2021. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o rondoniense não perdeu a esperança e a alegria. Confira os fatos que marcaram o Estado na ‘Retrospectiva 2021 – Rondônia’, no Portal Amazônia.
Nascimentos e óbitos
Mais de 24 mil nascimentos foram registrados no Estado. Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes encabeçam os municípios que mais registraram nascimentos em 2021. Já os óbitos chegaram a 13.169 casos.
Os dados são do Portal de Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN).
Nomes mais registrados
Em Rondônia, os nomes mais registrados foram Miguel (com 288 registros) e Laura (com 186 registros). É o segundo ano consecutivo que Miguel aparece no topo do ranking no Estado. Já o nome Laura aparece pela primeira vez no topo em dois anos.
População
Rondônia passou de 1,8 milhão de habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A População da capital Porto Velho representava 30,2% de todos os moradores de Rondônia.
Casamentos
Os ministros, padres e pastores trabalharam bastante em Rondônia em 2021. De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), foram 11.289 registros emitidos no Estado esse ano.
Além de Porto Velho (2.994), Ji-Paraná e Vilhena foram os municípios com os maiores registros dos matrimônios, 1.153 e 720 respectivamente. Em compensação, o município de Monte Negro registrou apenas um casamento.
Estrutura
O percurso para ir de Rondônia ao Acre, que antes era feito em parte por balsa pelo rio Madeira, agora ocorre em menos de cinco minutos, por meio de uma ponte. A ponte na BR-364 sobre o rio Madeira, no distrito de Vila Alegre do Abunã (RO), foi inaugurada no dia 7 de maio. Estrutura começou a ser construída em 2014 com o objetivo de interligar os Estados e facilitar turismo e comércio na região.
Fez frio!
O dia 29 de junho de 2021 marcou a vida dos rondonienses, principalmente, dos moradores na cidade de Vilhena. O município registrou 8,5°C, o dia mais frio do ano e a menor temperatura em Rondônia. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Rondônia possui 103 produtores de café de qualidade, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Essa classificação inclui cafeicultores que atingiram 80 pontos ou mais no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2021.
Seca
O Rio Madeira chegou a menos de dois metros e registrou a segunda pior seca da história de Rondônia este ano. No dia 16 de Outubro, o nível do rio Madeira estava em 1,88 metros, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A cota mínima é de 1,80 metro.
Tremor de terra
Moradores de prédios da Zona Norte de Porto Velho relataram terem sentido um leve tremor, no dia 9 de outubro, por volta das 20h30 (horário de Rondônia). O tremor tem relação com o terremoto de magnitude 5,7, que atingiu o oeste do Peru.
O fenômeno foi registrado próximo à fronteira com o Brasil e moradores de Acre também relataram terem sentido o tremor.
Representatividade internacional
A jovem indígena Walela Txai Suruí, de Rondônia, discursou durante a Cúpula do Clima (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia, este ano. Ela é filha do cacique Almir Suruí e da ativista Neidinha Suruí, que é a responsável pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. A jovem estudante de direito usa as redes sociais para denunciar ataques e defender o modo de vida dos indígenas.
Caso raro
Em dezembro deste ano, um bebê nasceu empelicado, ou seja, envolvido pela bolsa amniótica. As imagens mostram o momento em que o médico rompe a bolsa e o pequeno Miguel dá seu primeiro choro. Esse tipo de nascimento é muito difícil de acontecer e encantou a equipe médica e os internautas.
Covid-19
Desde março de 2020, quando a pandemia do novo Coronavírus se espalhou pelo Brasil, Rondônia já registrou 283.847 casos confirmados, sendo que 154 foram apenas em 24 horas. O total de óbitos, desde o início da pandemia, já chegou à 6.721. Os dados são do boletim divulgado pelas Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com a Edição 632 do Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia, publicado pelo Governo rondoniense no último dia 24, a população vacinada com a 1ª Dose era de 1.228.913 e a 2ª Dose era de 1.002.724. O total de doses aplicadas era 2.231.637 e de vacinas recebidas, 2.817.558. Os dados são de 9 de dezembro.
Por conta de um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde, ainda não foram atualizadas as informações sobre o status da vacinação no Estado até o fechamento desta matéria.
Conta pra gente: lembra de mais algum fato ou curiosidade que marcou seu Estado?