Semusa começa um sistema paralelo de imunização, que irá conciliar a aplicação da segunda dose e a primeira para aqueles que ainda não foram contemplados
A Prefeitura de Porto Velho iniciou, na segunda-feira (15), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na capital, para os profissionais de saúde que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de outras sete unidades de saúde do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), receberam a segunda dose os profissionais que participaram da solenidade que abriu a campanha de vacinação, em janeiro. São utilizadas, nesta etapa, doses da CoronaVac, imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.
Segundo a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a partir de agora a campanha entra numa etapa de vacinação paralela, ou seja, os profissionais que receberam a primeira dose começam a receber a segunda, mas quem ainda não foi imunizado irá receber a primeira dose. “Nessa ída da segunda dose, a gente vai vacinando aqueles que ainda não receberam a primeira dose. Chegando outras doses, abriremos para outras faixas de idade para os idosos”, explica.
Os próximos grupos contemplados com a vacina serão informados antecipadamente ao início de novas etapas da campanha, sempre através dos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Porto Velho.
A Semusa reforça que a segunda dose da vacina está garantida para todos os que receberam a primeira dose do imunizante. A estratégia para esta etapa será a mesma adotada até aqui, ou seja, as equipes de vacinação itinerantes vão aplicar a vacina dentro das unidades com agendamento prévio e dentro do intervalo estabelecido entre as duas doses.
A partir de agora, o cronograma da segunda dose será o seguinte:
15/02 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
17/02 – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste
17/02 – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul
17/02, 18/02 e 19/02 – Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron)
18/02 – Unidade Básica de Saúde Manoel Amorim de Matos
18/02 e 19/02 – Hospital de Campanha de Porto Velho
A vacinação dos profissionais de saúde dessas unidades acontece das 09h às 16h. Em Porto Velho, a segunda aplicação da vacina CoronaVac será realizada com 28 dias contados a partir da primeira dose, conforme orientação do Informe Técnico do Ministério da Saúde. Desde o primeiro dia da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Semusa já imunizou 11.675 pessoas dos grupos prioritários.