Papa Francisco é presenteado com obra de artista plástica rondoniense — Foto: Edina Costa
A morte do Papa Francisco trouxe à memória um momento muito especial na vida da artista plástica Edina Costa. A rondoniense teve a honra de ver uma de suas obras sendo entregue ao líder da Igreja Católica.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A entrega do quadro foi feita em junho de 2022 pelo bispo Dom Benedito Araújo, de Guajará-Mirim (RO). Edina contou que se emocionou muito ao saber que sua pintura foi parar nas mãos do papa e que aquele gesto fez ela pensar sobre como a arte pode marcar a vida das pessoas.
“Estava nas mãos do papa uma pintura feita por mim. Chorei de emoção, me ajoelhei e agradeci a Deus por ter me proporcionado um momento tão abençoado. Que nem nos meus melhores sonhos eu havia sonhado”, lembrou ela.

Segundo a artista, a pintura retrata o papa sobre a Catedral Nossa Senhora dos Seringueiros, em Guajará-Mirim (RO), sua cidade natal. Na obra, o pontífice segura uma pomba pousada em uma das mãos, representando proteção e esperança para a comunidade.
Ao pintar a imagem do papa, Edina contou que teve a sensação de estar espalhando pelo mundo as mensagens de amor e solidariedade que ele sempre defendeu. Hoje, ela se sente ainda mais grata por ter vivido um momento tão especial.
“Ao reproduzir sua imagem em uma pintura, senti que estava não apenas capturando sua essência, mas também transmitindo suas mensagens de amor e solidariedade ao mundo”, disse.
Leia também: Rondônia e o Papa Francisco: uma conexão especial
Morte de papa
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos. O papa chegou a aparecer publicamente no domingo (20) de Páscoa para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
Leia também: Papa Francisco usa vestes feitas por amazonense durante cerimônia no Vaticano
Edna Costa
Residente em Nova Mamoré, município na fronteira do Brasil com a Bolívia, Edina é autodidata. Desde 2010, ela produz as pinturas em óleo sobre tela que já a levaram a diversas mostras de destaque regional, ao Museu Nacional da República, em Brasília (DF) e o famoso Museu do Louvre, em Paris (França).

Leia também: Museu mais badalado do mundo expõe artista rondoniense
Trajetória
A história de Edina Costa com a arte iniciou aos 26 anos. Por causa das dificuldades financeiras e por almejar mudar de vida, ela começou a fazer pequenos artesanatos para complementar a renda da família.
Foi quando surgiu a vontade de pintar. Como não tinha dinheiro para comprar os materiais de pintura, ganhou de presente quatro cores de tinta e uns pincéis. Sua primeira tela foi pintada em um “fundo de gaveta”.
Os pincéis não saíram mais das mãos de Edina e foram eles que a fizeram ser convidada para uma exposição na capital de Rondônia. Daí em diante os convites não pararam mais.
Suas obras são inspiradas na vida e nas belezas da Amazônia, com forte presença de expressões e olhares dos povos indígenas, da fauna e flora. Seu principal desejo é retratar de forma sensível o respeito à natureza e despertar o observador para necessidade da preservação.
Leia também: Artista autodidata rondoniense é indicada a premiação internacional na Europa
Por Mateus Santos, Amanda Oliveira, g1 RO