‘Gato ciclope’: felino nasce com um olho só em Rondônia

Depois do nascimento do gato, surgiram dúvidas sobre a anomalia congênita rara que chamou atenção pela aparência incomum do animal.

Um filhote de gato nasceu com apenas um olho no distrito de Nova Conquista, interior de Vilhena (RO). Foto: Gilmar Almeida

Um caso raro chamou a atenção de moradores do distrito de Nova Conquista, interior de Vilhena (RO) no dia 4 de novembro: um filhote de gato nasceu com apenas um olho. O tutor da mãe do animal, Gilberto Almeida, relatou que o nascimento surpreendeu toda a família.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

“Tenho 32 anos nunca tinha visto isso na minha vida. Minha gata já teve várias crias, só que essa foi a primeira vez que isso aconteceu. Nasceram três juntos com ele [gato ciclope], mas só esse veio diferente”, conta Gilberto. O gatinho viveu apenas um dia e faleceu. Segundo Gilberto, o filhote tinha problemas para respirar.

Leia também: ‘Bizarrices’ no mundo animal: relembre casos de animais geneticamente modificados na Amazônia; o último vai te surpreender (vídeo)

Depois do nascimento do gato, surgiram dúvidas sobre a ciclopia, anomalia congênita rara que chamou atenção pela aparência incomum do gato. Para a veterinária Janete Silva, o gato apresenta uma condição congênita chamada ciclopia, caracterizada por uma má formação.

“Quando o embrião está se desenvolvendo, em vez de a estrutura do cérebro se dividir em duas partes, forma-se uma massa única. Como os olhos acompanham essa divisão, acabam ficando centralizados”, explica a veterinária Janete Silva, especialista em cirurgias animais.

A ciclopia é considerada uma condição rara tanto em animais quanto em humanos. O nome tem origem na mitologia grega: os ciclopes, criaturas gigantes e imortais que possuíam apenas um olho no centro da testa.

Leia também: ‘Fenômeno genético?’: Galinha com características de duas espécies nasce em sítio de Rondônia

De acordo com a especialista, defeitos genéticos, como alterações nos cromossomos, ou fatores externos, como exposição a toxinas e medicamentos durante a gestação, podem estar entre as causas da anomalia.

Janete ressalta que a expectativa de vida de animais que nascem com essa condição é bastante baixa, já que a má formação também compromete as narinas, dificultando a respiração, como aconteceu com o filhote.

Mas o que é ciclopia?

'Gato ciclope': felino nasce com um olho só em Rondônia
Gato ciclope. Foto: Gilmar Almeida

Segundo a veterinária, a ciclopia é caracterizada pela fusão dos olhos em uma única cavidade central. O problema ocorre quando, durante o desenvolvimento embrionário, o cérebro não se divide corretamente em dois hemisférios. Como os olhos acompanham essa divisão, acabam se formando juntos.

O termo “ciclope” vem da mitologia grega, em referência aos gigantes com um único olho na testa.

Leia também: Mistério: o caso do filhote de ‘Mapinguari’ que intrigou Manaus em 2006

De acordo com a especialista, defeitos genéticos, como alterações nos cromossomos, ou fatores externos, como exposição a toxinas e medicamentos durante a gestação, podem estar entre as causas da anomalia.

A veterinária ressalta ainda que a expectativa de vida de animais que nascem com essa condição é bastante baixa, já que a má formação também compromete as narinas, dificultando a respiração, como aconteceu com o filhote.

Classificação oficial

De acordo com documentos do Ministério da Saúde, a ciclopia está entre as anomalias congênitas do sistema nervoso. A condição pode estar associada a alterações cromossômicas ou à exposição da mãe a toxinas e medicamentos durante a gestação.

Leia também: Boi com três chifres vira atração em fazenda no Acre; caso é raríssimo

A expectativa de vida de bebês ou animais com ciclopia é extremamente baixa, já que a má formação compromete funções vitais como respiração e alimentação.

*Por Raíssa Fontes, Marcos Miranda e Iuri Lima, da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade