Dados preliminares do Censo 2022 apontam aumento da população indígena em Rondônia

O IBGE divulgou o terceiro balanço de dados no dia 1° de novembro com base nos mais de 430 mil domicílios já recenseados no Estado.

A população indígena aumentou cerca de 50% nos últimos 12 anos em Rondônia, de acordo com dados preliminares do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta de informações aponta que o número de indígenas passou de 12.015 indígenas para 18.110 desde 2010. No entanto, como o recenseamento ainda não foi feito em todas as terras indígenas do Estado, o número pode aumentar.

Os dados foram divulgados no dia 1º de novembro e, segundo a superintendência do IBGE em Rondônia, houve melhoramento na técnica de recenseamento dos povos tradicionais, aprimorando a cobertura em terras indígenas e territórios quilombolas.

Foto: Divulgação/IBGE Rondônia

Até o momento, 1.110.020 pessoas já foram recenseadas, sendo 558 mil mulheres (50,3%) e 551 mil homens (49,7%). Do total de rondonienses recenseados, 2.616 declararam-se quilombolas. Desse total de rondonienses já atendidos pelo Censo, 2.616 se declararam quilombolas. Em todo o país, 136 milhões de brasileiros foram recenseados (51,7% de mulheres e 48,3% de homens).

Os recenseadores visitaram até o início desta semana 436 mil domicílios no estado e aplicaram o questionário em 384 mil, o que corresponde a 71,6% das 537 mil residências existentes em Rondônia, de acordo com estimativa do instituto.

Apesar da possibilidade de responder o questionário do Censo pela internet ou pelo telefone, em 99,6% dos domicílios o questionário foi aplicado presencialmente, em que o morador responde diretamente para o recenseador.

Conforme os dados parciais, o Estado apresenta uma queda na taxa de morador por domicílio em comparação com o último Censo, realizado 12 anos atrás. O número passou de 3,4 moradores por residência para 2,87, o menor índice da Região Norte.

O IBGE ainda informou que a coleta de dados do Censo Demográfico está mais adiantada no distrito de Extrema e nos municípios de Guajará-Mirim, São Felipe d’Oeste, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Machadinho d’Oeste, Espigão d’Oeste, Rolim de Moura, Vilhena e Costa Marques.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade