“Briga” de cobra falsa coral e aranha caranguejeira é flagrada em Rondônia

Na disputa entre uma cobra e uma aranha, quem leva a melhor? Biólogo explica resultado do embate registrado em Candeias do Jamari.

Quem ganharia uma briga entre uma falsa coral e uma aranha caranguejeira? A resposta está em um vídeo feito por um morador de Candeias do Jamari (RO) na última segunda-feira (25). As imagens mostram uma falsa coral lutando pela vida contra uma caranguejeira.

O registro foi feito em uma chácara, quando o morador limpava o quintal para fazer um galinheiro. “Tinha umas telhas e umas madeiras entulhadas há um tempo. Eu tirei as madeiras e vi a cobra. Fui puxar ela pra soltar, porque já tinha visto que não oferecia risco a ninguém, mas a aranha atacou ela”, contou.

A luta durou por alguns minutos e não favoreceu à falsa coral, que acabou perdendo. O biólogo Adriano Martins explica que os dois animais são predadores, mas neste caso, considerando o tamanho da cobra, a aranha é quem está acima na cadeia alimentar.

“A aranha, proporcionalmente, é muito mais forte e maior que a cobra. A aranha tem as glândulas de veneno dela e as quelíceras, então ela vai morder, inocular o veneno e o veneno vai paralisar e matar a cobra”, explica.

Segundo Adriano, como a espécie da cobra filmada não possui veneno e nem força suficiente para se livrar do ataque da caranguejeira, ela acaba perdendo a briga. E foi o que aconteceu neste caso. O vídeo final mostra a aranha arrastando a cobra morta a procura de um lugar para terminar a refeição.

*Por Jaíne Quele Cruz, do g1 Rondônia


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade