Após ficar em falta, vacina contra poliomielite volta aos postos de saúde de Ariquemes

Data do ‘Dia D’ de multavacinação precisou ser alterada para 24 de outubro por falta de doses.

Ariquemes (RO) recebeu 4,7 mil doses da vacina contra a poliomielite nesta segunda-feira (19). A imunização estava em falta na cidade e, por isso, a data do ”Dia D” de multivacinação precisou ser alterada para o próximo sábado (24). No Brasil, a mobilização ocorreu dia 17 de outubro. 

A demanda em Ariquemes é de vacinar cerca de 5 mil crianças. A campanha de multivacinação começou dia 6 de outubro com apenas 500 doses da vacina contra poliomielite em estoque.

Foto: Ascom/SMS

As demais doses de vacinação estão sendo ofertadas nas unidades de saúde por meio de agendamento no call center. A campanha de multivacinação para atualizar o cartão de vacinas segue até 30 de outubro.

Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.

Público-alvo

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Já a da multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esta última, são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Abelhas são fonte de renda extra para agricultores familiares no Mato Grosso

Projeto Semêa, realizado pela Fundação Bunge, incentiva o uso de abelhas para fomentar agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Leia também

Publicidade