Confira cinco curiosidades sobre a capital Porto Velho

Quando Porto Velho surgiu, pertencia ainda ao Estado do Amazonas. Mais tarde foi desmembrada para se tornar a capital do Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia.

Quando Porto Velho surgiu, pertencia ainda ao Estado do Amazonas. Mais tarde foi desmembrada para se tornar a capital do Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia. 

Vivenciou muitos ciclos econômicos: exploração da borracha, da cassiterita, do ouro, da construção das usinas no Madeira, confira a seguir 5 curiosidades sobre Porto Velho:

1. Dois feriados de aniversário 

Foto: Reprodução

Porto Velho tem festa em dobro! As comemorações são nos dias 2 de outubro e 24 de janeiro. Mas por que a cidade comemora dois aniversários por ano? O motivo é que as datas se referem ao processo de criação e instalação da cidade.

Em 2 de outubro de 1914, o então governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa sancionou a lei n° 757 que elevou o município à categoria de cidade, pois até então faria parte do território do Amazonas.

Somente em 24 de janeiro foi feiro a solenidade de instalação da cidade e nomeados superintendente da cidade e os membros do Conselho Municipal. Por isso, o aniversário em dobro.

2. Formação 

Foto: Divulgação

Em 1907, a empresa norte-americana Madeira Mamoré Railway Company iniciou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerado um ícone ferroviário mundial e a partir daí foi se formando espontaneamente um povoado ao redor da ferrovia, onde hoje é localizado Porto Velho.

 3. Faz fronteira com outro país

Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, com a Bolívia. Além disso, é a capital com maior área territorial, sendo mais de 34 mil km².

 4. Terceiro município mais populoso

Foto: Reprodução

A cidade possui cerca de 539.354 habitantes, de acordo com  estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  e é o município mais populoso de Rondônia, o terceiro mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus (AM) e Belém (PA).

 5. Temperatura

Foto: Renata Silva/Arquivo Pessoal

A menor temperatura registrada em Porto Velho foi em julho de 1875 onde chegou aos 7,4 °C, já a maior foi em agosto de 1969 chegando aos 40,9 °C . 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O futuro incerto dos botos da Amazônia no meio de uma seca histórica

Este ano, a seca dos rios amazônicos já é pior que a de 2023, quando 209 botos-cor-de-rosa e tucuxis foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas, em grande parte devido ao superaquecimento das águas.

Leia também

Publicidade