Manaus 30º • Nublado
Quarta, 21 Fevereiro 2024

American Lake Park

WhatsApp-Image-2023-02-01-at-07.21.07

Leio na imprensa a notícia de que o Parque Anauá vai passar, já está passando, por uma grande obra de reforma e revitalização. De acordo com a notícia, o Governo do Estado de Roraima, responsável pela obra, anuncia um novo Parque. Nada será como antes. Até o Museu e Escola de Música, que estão em ruínas dentro do Parque, ganharão prédios novos. O Parque Anauá vai ser atualizado. Os tempos são outros e é preciso adequar a estrutura do Parque para melhor receber as pessoas.

Vista parcial do Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Inaugurado em 1985 no governo de Ottomar de Souza Pinto, o Brigadeiro Ottomar, recebeu o nome de Parque Anauá porque o governador foi informado que significava 'local de encontro' em uma língua indígena. No centro do Parque Anauá, há um grande lago. O Lago dos Americanos! Sim, esse é o nome do lago até os dias de hoje. Antigamente, quando Boa Vista era uma cidade pequena, alguns cidadãos norte-americanos construíram uma casa ali. E daí em diante a população passou a chamar de Lago dos Americanos. Depois que os americanos se foram, o lago virou local de lazer dos boavistenses antes mesmo da inauguração do Parque.

E agora, sabendo pela imprensa a notícia da obra de ampliação e reforma, me chamou a atenção os novos espaços que serão inaugurados dentro do Parque Anauá e que fazem parte do novo projeto. Parece que a tendência agora é ampliar de Lago dos Americanos para Parque dos Americanos. Não li nada sobre a criação de espaços para atividades artísticas, só esportivas. Pistas, quadras, campos.

Lago dos Americanos, Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Vem aí um campo para prática de Rugby, um campo para prática do Beisebol e outro para prática do Golfe! Vai ter também, de acordo com a notícia, quadra de Vôlei e de Tênis e uma pista para o Motocross. Para os amantes do Kart, haverá um Kartódromo. Uma pista para prática de Cooper, um campo de futebol society e na hora da fome uma grande oferta de Food Truck. Hamburguer e coca-cola. A pista de Skate, já existente, deve permanecer. 0 Parque Anauá, com essa nova roupagem, pode muito bem se chamar American Lake Park. Podia estar na Flórida!

Há muitos anos, por iniciativa do mestre Maluco, o Renatão, do Grupo de Capoeira Senzala, foi inaugurada no Parque Anauá a Casa da Capoeira. O espaço é um ponto de encontro dos praticantes e lugar de grandes eventos nacionais e internacionais de capoeira. Vamos torcer para que a Casa da Capoeira também permaneça no American Lake Park. Aliás, a Capoeira vai se dar bem porque, igual aos outros esportes, ela já está sendo praticada em mais de 100 países. Dos dez esportes que o novo Parque vai oferecer, só a capoeira é de origem brasileira. Criação de um espaço para prática de Arco e flecha nem pensar. 

Casa da Capoeira, Parque Anauá, Boa Vista. Foto: Eliakin Rufino/Acervo pessoal

Sobre o autor

Eliakin Rufino é poeta, compositor, professor e filósofo. Nasceu e reside em Boa Vista, Roraima.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Veja mais notícias sobre Revelando Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/