Formação profissional rural incentiva mulheres a prática de condução de grandes máquinas para o campo 

A iniciativa, que visa aprimorar técnicas agrícolas e pecuárias, chamou a atenção pela participação expressiva de mulheres.

Foto: Reprodução/Youtube-Amazon Sat

A comunidade Passarão, em Roraima, recebeu uma edição especial do curso de tratorista agrícola, uma capacitação para produtores rurais oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso foi realizado em cinco dias e contou com a participação de 22 alunos. 

A iniciativa, que visa aprimorar técnicas agrícolas e pecuárias, chamou a atenção pela participação expressiva de mulheres. A presença feminina nessa formação, de acordo com o Senar, reflete uma mudança no setor agropecuário da região. 

A estudante e moradora da comunidade do Passarão, Claudia da Silva, relata que viu no curso ofertado, uma chance de vencer seus medos e se profissionalizar. 

“Vi uma oportunidade já que aqui é área rural, tem várias plantações e a maioria das pessoas usam o trator para esse tipo de serviço. Além de que, poucas mulheres tem coragem de fazer isso, eu arrisquei, me inscrevi para me profissionalizar”, contou.

Foto: Reprodução/Youtube-Amazon Sat

A equipe técnica do Senar diz que a realização desse tipo de capacitação tem um impacto significativo no desenvolvimento do setor. Com o avanço técnico no campo é essencial que os produtores estejam preparados para utilizar novas ferramentas e métodos de forma eficiente e sustentável. A federação desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo qualificação prática diretamente no ambiente onde o produtor atua.

“A presença feminina nos cursos do Senar representa uma grande conquista para o meio rural. As mulheres sempre desempenharam um papel essencial na produção, mas agora ganham cada vez mais visibilidade e protagonismo. Elas deixaram de ser apenas auxiliares na propriedade para se tornarem gestoras, empreendedoras e donas do próprio negócio”, pontou a equipe técnica.

A equipe finaliza expondo os benefícios esses tipos de cursos podem gerar ao pequeno produtor: “O curso traz diversos benefícios aos produtores, permitindo que ele aprenda a operar e manter os implementos agrícolas de forma eficiente. Com isso, reduza custos, otimize o uso de insumos e minimize os impactos ambientais. Além disso, a capacitação contribui para o aumento da produtividade, melhora a qualidade do trabalho no campo e fortalece a sustentabilidade da produção rural”, conclui a equipe técnica do Senar Roraima. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Poluição: no Brasil, aves estão fazendo ninhos com resíduos plásticos

Uma reportagem da Agência Brasil, publicada em 25 de março, destacou um dado preocupante: uma pesquisa da Universidade Federal...

Leia também

Publicidade