Foto: Reprodução / YouTube – Amazon Sat
A doma de bovinos de forma racional, sem violência, transforma o relacionamento do ser humano com os animais. O processo é uma forma de melhorar os procedimentos da propriedade que trabalha com esses animais, que ajuda a garantir a saúde patrimonial ao produtor e harmonia no ambiente rural.
O produtor rural de gado leiteiro, Aregeu Pereira, de Roraima, foi um dos dez pecuaristas da região beneficiados pelo curso de técnicas modernas de manejo de bovinos promovidos pelo Sistema Senar.
“Me criei tirando leite de vaca leiteira. Gostei das aulas porque na cria você tem outro tipo de doma, você aprende a domar a sua vaca sem depender de bater nela e sem depender de laço na cabeça”, comenta.
O Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Senar Roraima, Richardson Tanaka, esclarece que a técnica fica restrita somente ao bovino leiteiro.
“Ela foi desenvolvida para aplicar no gado leiteiro, para obter a facilidade do manejo das novilhas de primeira cria. A técnica foi criada para ser trabalhada em raças de bovino leiteiro, como o gado holandês, girolando e gir. Ele não serve para ser aplicado em gado de corte, como a raça nelore, em gado de corte já é outra técnica”, explica.
O técnico afirma ainda que, a produção leiteira dos bovinos tendem a aumentar após o uso da doma racional.
“Através de estudos, foi mostrado que essa técnica (doma racional de bovinos sem violência), utilizada no bovino leiteiro, traz um ganho de 40% na produção leiteira. Já vi casos de vaca que tirava 10 litros de leite e depois da doma aplicada o leite aumentou para 60 litros”, confirmou Tanaka.
Uma das técnicas usadas na prática para a doma, é a proximidade através do cotonete (uma vara de 2 metros, com um saco de estopa enrolado na ponta).
“A técnica foi desenvolvida para segurança da pessoa que está fazendo o manejo do animal. É com ela que você obterá a confiança do animal, até chegar ao primeiro toque. Ele é como se fosse um braço extenso do nosso corpo, conforme você adquire a confiança do animal, você vai diminuindo a utilização do cotonete. Você utiliza com movimentos que lembram uma mão fazendo carinho e não movimentos que pareça que está batendo no animal”, esclareceu o técnico do Senar Roraima.
Quanto tempo é necessário para um bovino ser domado sem o uso da violência?
Segundo Richardson Tanaka, se a técnica for aplicada corretamente, após três horas, já é possível passar a mão no animal, e que em torno de uma semana provavelmente você já consegue alcançar a confiança do bovino. Lembrando que tem que ser feito diariamente até chegar no objetivo desejando que é tirar leite, sem colocar corda e maltratar o animal.
Confira: