Senar Amazonas realiza primeiro treinamento de maturação de queijos 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou um treinamento inédito no estado em parceria com o Senar São Paulo.

A maturação é o período que os queijos ficam armazenados em câmaras específicas com temperatura e umidade controladas. Período que ocorre modificações físicas, bioquímicas e microbiológicas, e tais processos alteram a composição química destes queijos, principalmente nos lipídeos, açúcares e proteínas.

No Amazonas, um curso foi ofertado para produtores rurais e empresários de bovinocultura de leite e essa foi a primeira vez que uma regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou este tipo de treinamento.

Foto: Reprodução/ Youtube/ Amazon Sat

A instrutora do curso, Íris Parizotto, relata que o conhecimento compartilhado com os empresários e produtores amazonenses é essencial para a melhoria da produção local.

Foto: Reprodução/ Youtube/Amazon Sat

A equipe técnica do Senar Amazonas esclarece que o processo de maturação pode ser realizado por qualquer produtor, desde que tenha cuidados com a higiene local e que entenda o passo a passo da maturação, levando em consideração o cuidado com a temperatura, umidade, com a ‘viragem’ do queijo, aromas, características organolépticas e características visuais para um bom resultado. 

Foto: Reprodução/ Youtube/ Amazon Sat

De acordo com a equipe técnica, a maturação modifica a textura, o sabor e a cor. Assim, geralmente, ele terá um valor agregado maior do que os queijos comuns, coalho ou minas (queijos frescos). “Quanto mais maturado for esse queijo, melhor valor agregado ele vai ter”.

Foto: Reprodução/ Youtube/Amazon Sat

A técnica de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Amazonas, Francymari Gomes, explica quais são principais benefícios que um produtor pode ter em participar em cursos como o de prática de análises e maturação.

Confira:

Vídeo: Reprodução/Youtube-Amazon Sat
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade