Indígenas pedem a Moro que Funai fique no Ministério da Justiça

As associações de servidores e de indigenistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) encaminharam uma carta ao futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, para explicar a importância da Fundação permanecer na estrutura do Ministério da Justiça

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse, nessa terça-feira (4), que a Fundação pode ir para o futuro Ministério da Cidadania. Na última segunda-feira (3), o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, havia dito que a Funai poderia ir para o Ministério da Agricultura.

A carta dos servidores diz que, desde 1988, as políticas indigenistas deixaram de ser atribuição exclusiva da Funai, o que acarretou na diminuição do orçamento da fundação e, por consequência, na dificuldade de desempenhar suas funções de proteger os direitos indígenas.

Ainda de acordo com o documento, o orçamento da Funai sofreu uma queda de 190 milhões de reais em 2013 para 117 milhões neste ano.

O dinheiro seria insuficiente para custear e manter as atividades em prol de uma população de mais de um milhão de índios brasileiros, além da manutenção das 39 coordenações regionais, 300 coordenações técnicas locais e 11 frentes de proteção etnoambiental, em 23 bases na Amazônia Legal.

A carta relata também que, por conta das péssimas condições de trabalho, os servidores da fundação têm desistido de suas funções, deixando ainda mais escasso o quadro de funcionários da Funai.

No documento, os representantes dos servidores da Funai pedem que a fundação permaneça na estrutura do Ministério da Justiça, reforçando a importância da demarcação de terras indígenas e que garantir o direito dos índios não significa impor um obstáculo ao desenvolvimento do Brasil.

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o caso não está definido. O ministro Sérgio Moro não comentou o assunto.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade