Foto: Reprodução/The White House
A Casa Branca (EUA) confirmou no dia 7 de novembro que o presidente Joseph R. Biden Jr. (Joe Biden), fará uma visita ao Brasil passando pela Amazônia. De acordo com a nota divulgada pelo governo estadunidense (veja abaixo), o presidente norte-americano em exercício é o primeiro à visitar a Amazônia.
Biden visitará, antes, a cidade de Lima, no Peru, de 14 a 16 de novembro para se encontrar com a presidente Dina Boluarte. O objetivo é reforçar o forte relacionamento bilateral EUA-Peru e participar da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), onde destacará a liderança econômica e o engajamento dos EUA na região Indo-Pacífico.
Em seguida, Biden viajará para Manaus, no Amazonas, e, segundo a nota, visitará a “floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico, a primeira visita desse tipo de um presidente dos EUA em exercício”.
O presidente dos EUA seguirá para o Rio de Janeiro, encerrando a passagem pelo Brasil no dia 19 de novembro. Ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da Cúpula do G20.
Suprimentos
A Rede Amazônica confirmou o pouso de um avião da Força Aérea dos Estados Unidos em Manaus, com suprimentos para a visita do presidente Joe Biden, que deixou a capital amazonense por volta das 6h desta sexta-feira (8).
O cargueiro, modelo C-17 GlobeMaster III, é usado exclusivamente para missões de transporte, conforme a embaixada dos EUA no Amazonas, e pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na noite de quarta-feira (6).