Ter conhecimento e ser conservador: Aldo Rebelo explica como deve ser feita escolha de ministros do STF

Durante entrevista ao programa Entrevistas, da Amazon Sat, Aldo Rebelo detalhou quais critérios considera essenciais para a escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Arte: Reprodução/Amazon Sat

O pré-candidato à Presidência da República pelo Democracia Cristã (DC), Aldo Rebelo, comentou durante conversa com o jornalista Welliton Lopes, no programa ‘Entrevistas‘, do canal Amazon Sat, sobre quais critérios considera fundamentais para a escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Ao abordar o tema, Aldo Rebelo afirmou que a indicação para a Suprema Corte deve seguir dois princípios principais: conhecimento jurídico e perfil conservador. Segundo ele, ser conservador “não significa ser de direita”, mas sim preservar os costumes, as tradições jurídicas e a estabilidade institucional do país.

“Tem que ter dois critérios. Primeiro, o conhecimento. Segundo, ser um ministro conservador. E ser conservador não significa ser de direita, não. Ser conservador significa conservar os costumes do país, as tradições jurídicas do país. Esse é o critério que eu irei adotar”, declarou.

Leia também: “Bolsa Família é medida de emergência”, diz pré-candidato à presidência Aldo Rebelo

Ter conhecimento e ser conservador: Aldo Rebelo explica como deve ser feita escolha de ministros do STF
Aldo Rebelo é um dos convidados do programa Entrevistas. Foto: Reprodução/ Amazon Sat

Aldo enfatiza que STF deve garantir segurança jurídica

Durante a entrevista, Aldo Rebelo também criticou o que chamou de “experimentalismo jurídico” dentro do STF e afirmou que o papel da Corte deve ser o de garantir segurança jurídica e ordem institucional.

“O Supremo não é um ambiente de experimentalismo jurídico. Isso você pode fazer na Faculdade de Direito. O ministro do Supremo Tribunal Federal tem que ter responsabilidade por preservar a memória, a história, os costumes e a ordem no país”, afirmou. Assista:

A entrevista completa já está disponível no canal do Amazon Sat no Youtube: assista o programa completo AQUI.

‘Entrevistas’

O programa Entrevistas, do Amazon Sat, nasce com a proposta de aproximar os amazônidas das decisões tomadas em Brasília que impactam diretamente a região. Produzido pela sucursal do Grupo Rede Amazônica na capital federal, o programa aborda temas ligados à política, justiça, economia e meio ambiente, ouvindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de especialistas e formadores de opinião.

Apresentado pelo jornalista Welliton Lopes, que há mais de duas décadas acompanha pautas da Amazônia em Brasília, o programa pretende aprofundar debates e revelar os bastidores das decisões que influenciam a vida de mais de 30 milhões de pessoas na região amazônica. A atração também busca transformar assuntos técnicos e complexos em informações acessíveis ao público.

‘Entrevistas’ tem sempre um episódio inédito às terças-feiras, às 19h30, e conta com reexibições:

quartas, às 9h;
quintas, às 13h30;
sextas, às 17h30;
sábados, às 9h30;
domingos, às 15h45;
e segundas, às 19h30.

Todos os horários seguem o fuso de Manaus/AM (GMT -4).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores peruanos descobrem caso raro de peixe amazônico com tons claros e pálidos

Um grupo de pesquisadores do IIAP documentam, pela primeira vez, essa alteração de pigmentação conhecida como leucismo no peixe Pterodoras granulosus, uma espécie que normalmente apresenta coloração escura.

Leia também

Publicidade