Um registro feito por moradores mostra uma formação de nuvens em espiral semelhante a uma tromba d’água.
Na tarde do dia 28 de setembro, um fenômeno meteorológico surpreendeu os moradores da cidade de Castanhal, nordeste do Pará. O registro foi feito nas margens da BR-316, onde o que parecia ser uma nuvem gigante em formato de espiral, similar a uma tromba d’água.
Entretanto, o fenômeno é chamado de “nuvem prateleira” ou “shelf cloud” em inglês. Segundo a Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o fenômeno é causado por uma grande instabilidade atmosférica com formações de nuvens grandes verticais.
Eventos meteorológicos extremos, caracterizados com a ocorrência de intensas tempestades e chuva volumosa.
A “nuvem prateleira” não tem uma grande frequência e também ocorreu em julho deste ano, em Juruti, na região do Baixo Amazonas. A ocorrência é mais comum no verão, quando há grandes variações de temperatura.
Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semi circular, onde possui várias ‘camadas’ empilhadas de forma horizontal, como uma espécie de prateleira formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que pode ser chamada de frente de rajada. Por conta do choque de massas de ar quente e frio, é comum que esse conjunto de micropartículas de água líquida ou de gelo venha acompanhado de uma forte ventania.
Confira o vídeo:
Fenômeno raro é visto na cidade de Castanhal no Pará: https://t.co/74aQ3CfOsY
Um registro feito por moradores mostra uma formação de nuvens em espiral semelhante a uma tromba d'água. #pará #fenômenometeorologico #castanhal
Confira o vídeo: pic.twitter.com/ca7ty75Z3w— Portal Amazônia (@PortalAmazonia) September 29, 2021