Para qualquer emergência, a pessoa pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193
Independente do clima mais ou menos chuvoso, o risco de incêndios em residências é uma constante, e é preciso estar atento para evitá-los. Secadores de cabelo, ferros de passar roupa, fogões e outros itens domésticos merecem uma atenção redobrada quando o assunto é garantir a segurança dos moradores. E a boa notícia é que dados comparativos dos anos de 2019 e 2020 mostram que esse tipo de sinistro caiu quase 7%, de 954 casos para 890 no ano passado.
Segundo o Cap. Israel Souza, perito em incêndios do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA), os imóveis de alvenaria continuam sendo os mais atingidos. “Devemos atentar para tudo aquilo que produz calor, como materiais, equipamentos elétrico/eletrônico, considerados um potencial provocador de incêndios. Para a área do fogão, equipamentos elétrico e eletrônicos, é bom evitar cortinas ou tecidos próximos. As mulheres que fazem a utilização bem recorrente de secador de cabelo, chapinha, prancha, após a utilização, devem sempre manter afastado da cama, de tecidos, toalhas e fora da tomada. Após o uso do ferro de passar, o aparelho deve ficar em ponto seguro até o resfriamento”, orienta.
Se mesmo com todas as medidas preventivas houver alguma falha, é preciso contactar imediatamente o número 193 e o Corpo de Bombeiros designará a guarnição de serviço mais próxima para fazer o combate ao fogo.