Mindfulness – Estar presente faz com que a ansiedade perca a força

Conheci a técnica de meditação Mindfulness através da voz suave do jamaicano Mooji, em um áudio de um aplicativo de meditação gratuito. Até então eu meditava com propósitos de alinhamento dos chakras, injeção de endorfina, obtenção de catarse, etc. Mas essa técnica realmente revirou a minha cabeça e eu compreendi porque ela virou modinha.

É simples e eficaz.

Provavelmente este será o menor texto que escreverei sobre meditação.

Você está aí? É claro que está.

Mas você notou-se presente ou apenas respondeu automaticamente?

Notar-se é a chave desta técnica.

Anteriormente, comentei sobre a facilidade que nossos pensamentos tem de saltar do passado para o futuro, deixando-nos ansiosos e estressados.

Mindfulness não te levará a lugar algum. Você não precisa visualizar cores ou entrar em transe.

Basta notar-se no aqui e agora.

E a respiração? E a coluna reta?

Nada disso importa e você não precisa fazer esforço algum.

Tanto faz se você escolhe deitar-se, sentar-se no chão ou cadeira. Deixe a respiração acontecer naturalmente e note-se.

Mas e os pensamentos?

Quando um pequeno pensamento chegar, faça como Mooji, “Se há um incêndio na tela do cinema, você não se queima” e imagine que sua mente é essa tela, quando pensamentos aparecerem, não se incomode com eles, note-os mas não se prenda a eles e volte para o presente.

Apenas note-se no presente

É só isso?

Sim, é só isso!

Logo você perceberá que a sensação de estar aqui, no presente e “estar dentro” é a mesma coisa, não há separação. A “mágica” acontece quando o sentimento de “estar presente” tornar-se a consciência do “eu sou” ou “eu estou”,  algo que não faz parte do passado nem do futuro. Estar presente faz com que a ansiedade perca a força.

Quer dizer que Mindfulness pode reduzir a minha ansiedade?

Sim! Quando a sua mente está no estado natural de “presente”, você não precisa pensar tanto, preparar-se tanto ou ser alguém diferente, desta forma a ansiedade vai desaparecendo.

A cada momento reservado a prática, você experimentará a sensação de uma existência espontânea e seu corpo será preenchido por uma energia de contentamento e paz. Você perceberá a sua vida de forma incondicional, ou seja, viverá sem analisar se é bom ou ruim, e escrever um texto no feriado, ouvindo a Julia Minegirl gritando na televisão da sala pode tornar-se tranquilo, uma vivência do presente.

Milhares de livros tentam explicar em palavras a sensação de totalidade e alegria plena que a prática da meditação Mindfulness é capaz de conferir, mas a experiência de estar consciente e presente não é verbal, é experiencial (sensorial, somática, intuitiva e emocional). Vale a pena tentar, eu recomendo.

“Seja feliz por um momento, porque este momento é a sua vida” Omar Khayyam

Gostou? Me segue no Instagram @paolaguidobono

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade