Primeiro amazonense a apresentar para o Brasil evento esportivo internacional no Amazonas

Um dia recebo a ligação de Luciano do Vale pedindo o jogo entre Brasil × Argentina que estariam decidindo o título sul-americano. No dia seguinte desembarca em Manaus um cinegrafista e um repórter.

Nos anos 80, a TV Amazonas estava filiada a Rede Bandeirante (Band) e em outubro de 1985 meu irmão Edgar e eu estávamos realizando em Manaus o IV Campeonato Pan-Americano de Handball – adulto masculino – no ginásio do SESI – Clube do Trabalhador, com os países: Brasil Canadá, Estados Unidos, Cuba, México, Argentina e Uruguai.

Um dia recebo a ligação de Luciano do Vale pedindo o jogo entre Brasil × Argentina que estariam decidindo o título sul-americano. No dia seguinte desembarca em Manaus um cinegrafista e um repórter.

Foto: Eduardo Monteiro de Paula/Acervo pessoal

No deslocamento até o ginásio do SESI, o repórter passou mal e eu acabei fazendo a reportagem do jogo. Assim que me tornei o primeiro amazonense a apresentar para o Brasil em evento esportivo internacional no Amazonas.

É bom lembrar que eu já tinha conhecido pessoalmente Luciano do Vale em 1983 nos Jogos Universitários Mundiais em Edmonton no Canadá e foi uma outra aventura que contarei em outro artigo.

Por hoje é só, semana que vem tem mais! FUUUUUUUUUIIIIIIIII!!! 

Sobre o autor

Eduardo Monteiro de Paula é jornalista formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação na Universidade do Tennesse (USA)/Universidade Anchieta (SP) e Instituto Wanderley Luxemburgo (SP). É diretor da Associação Mundial de Jornalistas Esportivos (AIPS). Recebeu prêmio regional de jornalismo radiofônico pela Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras e Honra ao Mérito por participação em publicação internacional. Foi um dos condutores da Tocha Olímpica na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade