Por onde começar?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada no 5w2h, que é uma técnica muito utilizada ao redor do mundo e por empresas em diferentes níveis de maturidade e tamanho

Se tem um tema desafiador a ser falado, para mim, é: a produtividade/eficiência. Eu não sei se é algo na nossa água, mas me surpreende a inabilidade que boa parte dos brasileiros têm de ser produtivo.

Tem gente que explora ao máximo o “jeitinho brasileiro” e fica esperando até a última hora para executar uma atividade. O pior é que, inevitavelmente, isso acaba funcionando. E assim, criamos um processo de fazer no momento derradeiro que se retroalimenta.

Confesso que durante minha adolescência eu não era um dos alunos mais dedicados. Não costumava manter uma rotina diária de estudos. Ficava só aguardando o momento das provas para, de fato, colocar a mão na massa e estudar com mais afinco (que mesmo assim não era algo tão intenso).

Assim, sei que o planejamento não tem sido uma das caraterísticas mais incentivadas durante nossa infância e juventude. Mesmo que fosse, para muito já se tornaria algo bastante desafiador.

Planejar mexe com toda a nossa percepção de cotidiano. E o improviso e o “deixa e vida me levar” tem muitos adeptos em nossa terra. Afinal de contas, sempre tem alguma coisa para chamar a nossa atenção e desviar o nosso foco.

Existem inúmeras técnicas que podem ser usadas por quem está com dificuldade na organização de rotinas e tarefas no dia-a-dia. Hoje quero comentar sobre o 5w2h.

Já ouviu falar?

Foto: Reprodução

O 5w2h é uma técnica muito utilizada ao redor do mundo e por empresas em diferentes níveis de maturidade e tamanho. Consiste em usar algumas perguntas para direcionar as ações e execuções de estratégias.

São perguntas em inglês (what, why, where, when, who e how). Mas não se preocupe, vou falar em português mesmo.

As perguntas são:

1. O que deve ser feito?

2. Por que deve ser feito?

3. Onde será feito?

4. Quando será feito?

5. Por quem será feito?

6. Como será feito?

7. Quanto vai custar?

Perguntas bem simples, certo?! Porém, para responder, é fundamental tirar tempo para encontrar as melhores respostas.

Uma dica para implementação da ferramenta é usar um quadro com as perguntas prontas e assim ir preenchendo as respostas. Sem dúvidas que é bacana se você puder incluir os seus colaboradores na construção do plano.

Tanto no planejamento estratégico quanto na execução de tarefas diárias, o 5w2h pode te ajudar muito na produtividade e eficiência.

Ah, dá para usar no âmbito pessoal também!

Vamos ser mais produtivos! Esse é o jeito baré de empreender.  

O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete, necessariamente, a posição do Portal Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cogumelo tóxico é encontrado em áreas urbanas de Santarém e pesquisadores fazem alerta

Na região amazônica, esse cogumelo tem poucos registros de ocorrência e ainda não há informações nos meios oficiais de casos de intoxicação por ingestão acidental da espécie.

Leia também

Publicidade